Anitenses exemplo de disciplina e força de vontade
No dia 06 de abril comemora-se mundialmente a Atividade Física e no dia 07 deste mês celebra-se o Dia da Saúde. Estes dois temas se complementam e são os responsáveis pela mudança de vida, a alegria e a autoestima dos personagens desta matéria, que são os anitenses Juliana e Luis Afonso.
Juliana Mass da Silva tem 31 anos, é casada e exerce a profissão de pedagoga. No início do ano de 2014 ela pesava exatamente 97 quilos, e atualmente a realidade é diferente, com 63 quilos. A decisão da mudança aconteceu, segundo Juliana, de forma espontânea e definitiva. “Eu disse para mim mesma que iria emagrecer mudando minha alimentação e realizando atividades físicas, a fim de ter uma vida melhor”, contou a mulher que perdeu 34 quilos através de muito empenho. “Mudei totalmente meu hábito de vida, me reeduquei na alimentação e tenho a atividade física como uma companheira inseparável”, explicou a pedagoga, que entusiasmada ainda contou que além de si, os seus irmãos também começaram a realizar exercícios físicos e toda a família passou a comer alimentos mais saudáveis. “Isso me deixa muito contente, em saber que além de mim outras pessoas melhoraram de vida junto comigo”.
Igualmente a Juliana, o jovem Luis Afonso Ferrari, de 19 anos de idade, fez a mesma escolha para mudar de vida, optou por emagrecer com saúde. “Eu pesava 105 quilos e agora tenho 73 quilos. Reduzi minha alimentação e a tornei mais saudável, deixei de comer de forma exagerada comidas calóricas”, explicou Luis.
Os dois iniciaram a rotina de fazer exercícios físicos em janeiro de 2014 e na mesma academia durante três vezes por semana. Por meio da dedicação e disciplina, também além da academia, os dois alunos da educadora física Simone Menegazzo conseguiram no decorrer de pouco mais de um ano chegar ao peso ideal. “Emagrecer através de atividades físicas, alternando entre exercícios físicos e aeróbicos é o caminho mais adequado para quem busca perder peso com saúde”, apontou a educadora, a qual definiu os alunos como exemplos de superação: “eles demonstraram na prática o que nós educadores buscamos em nos alunos, que eles consigam atingir suas metas”.
Para as pessoas que pensam em emagrecer, Juliana deixa a dica de que ter força de vontade é fundamental. “Para mim o mais difícil foi me adaptar a comer menos, mas eu não deixei de comer as coisas que gostava, eu apenas reduzi. Por isso e pelos demais esforços que são necessários para perder peso é preciso ter pensamento positivo, ser perseverante e lembrar sempre que está fazendo isso para o seu bem”, pontuou. Apesar dos esforços Juliana disse com convicção: “eu faria tudo novamente, por que valeu a pena”. Antes de perder os 34 quilos ela tinha índices de colesterol ruim e triglicerídeos elevados. “Hoje eu não tenho mais nenhum tipo de alteração no sangue”.
A mudança física gerou interrogações. “Muitos me perguntavam se eu tinha feito cirurgia de redução de estômago ou algum tratamento para emagrecer, mas pelo contrário, eu consegui unicamente aliando atividade física e alimentação controlada”, disse Juliana.
O apoio da família e dos amigos foi definido por Juliana e Luis Afonso como fundamental neste processo de reduzir peso e da melhora da autoestima. Atualmente ambos dizem viver melhor, mas lembram sempre que não podem e não querem parar de fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação, pois mais do que fazer parte do dia a dia eles aprenderam que essas práticas foram as responsáveis pela mudança positiva de suas vidas.
Deixe seu comentário