logo RCN

Cerro e Anita realizam Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

>> Cerro Negro

A sexta-feira (29) foi destinada a realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no município de Cerro Negro, tendo como tema: "Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas".

Os objetivos da conferência foram discutir e avaliar o que já se tem, o que precisa melhorar e ser implantado no município para atendimento da pessoa idosa.

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa, o qual tem como presidente Dariane Arruda Rossi, foi criado no ano de 2016 e ao longo desses anos, algumas ações vêm sendo realizadas. A convocação do Conselho para que toda a comunidade participasse da Conferência, busca enfatizar a responsabilidade de todos que fazem parte da comunidade e discutir as políticas públicas a nível municipal, estadual e federal.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Rute de Jesus Raithz, destacou ser um momento importante na luta pelos direitos da pessoa idosa. "Este é um momento para falar das dificuldades no envelhecimento, discutir as políticas públicas. A Secretaria de Assistência Social trabalha diariamente pela garantia dos direitos da pessoa idosa, através do CRAS e as atividades desenvolvidas. O nosso desejo é que a pessoa idosa seja respeitada e tratada como ela merece, e a nossa luta é que esses direitos sejam respeitados", comentou a secretária destacando a criação do Fundo Municipal do Idoso e se colocando à disposição de todos os idosos e comunidade. A secretária agradeceu todos os presentes e envolvidos na conferência.

O prefeito Ademilson Conrado participou da Conferência e enfatizou o momento de discutir as políticas públicas. "Nossa intenção é colocar em prática iniciativas também para aqueles que irão envelhecer de forma digna e saudável. Essa conferência é muito importante e agradeço a todos os envolvidos, pois se trata de um grande avanço e vamos trabalhar em parceria e buscar a valorização dos direitos da pessoa idosa do nosso município."

Durante o evento aconteceu apresentação do grupo de música pertencente ao CRAS e palestra proferida pela assistente social Adriana Zancheta Wilbert Ito.

O evento contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Saúde, Adelar José de Moraes, vereadores e idosos do município.


>> Anita Garibaldi

No dia 28 de março, o Conselho Municipal do Idoso de Anita Garibaldi em parceria com a Secretaria de Assistência Social e CRAS promoveram a 5ª Conferência dos Diretos da Pessoa Idosa 2019, no Salão Nobre da Escola Padre Antônio Vieira.

O tema deste ano é: "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas", cujo foco principal da conferência é poder fazer observações e deliberações para melhorias em prol do envelhecimento com respeito, dignidade e valorização. Neste espaço há participação da sociedade civil, governo e pessoas voluntárias à causa, envolvendo diferentes faixas etárias, pensando no bem da pessoa idosa.

Essa é a segunda conferência realizada em Anita, na qual foram formados grupos que trabalharam os quatro eixos: 1- Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas; 2- Educação assegurando direitos e emancipação humana; 3- Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; 4- O Conselho dos Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aline Horbach, destaca que foi muito produtiva a Conferência. "Discutimos vários assuntos nas esferas municipal, estadual e nacional, onde tentaremos já por em prática a nível municipal", disse Aline, comentando que estudos comprovam que a tendência é o Brasil ser um país de idosos. "Por isso é preciso desenvolver politicas públicas para estar preparados e trabalhar para que as pessoas envelheçam com saúde e qualidade de vida. Aproximadamente 30% da população catarinense terá em 2050 mais de 60 anos. Atualmente, em Santa Catarina são mais de 1 milhão de pessoas com mais de 60 anos", concluiu a presidente do Conselho.

A Conferência é dividida nas etapas municipal, estadual e nacional. Haverá um representante de Anita na Conferência Estadual, expondo e defendendo as deliberações dos idosos do município.






Um jeito diferente de ver o mundo, através destes olhos azuis Anterior

Um jeito diferente de ver o mundo, através destes olhos azuis

A partir de 1º de abril, consultas na Unidade de  Saúde serão por agendamento Próximo

A partir de 1º de abril, consultas na Unidade de Saúde serão por agendamento

Deixe seu comentário