Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Cerro Negro fazendo bonito na prevenção infantil do Tracoma
A Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Negro realizou no dia 14 de novembro cerca de 230 exames do Tracoma, sendo uma doença inflamatória ocular.
Os exames foram realizados em crianças e adolescentes com idades entre 6 a 12 anos (idade preconizada pelo Ministério da Saúde). Durante os exames contaram com a colaboração de um enfermeiro e uma técnica de enfermagem capacitados para examinar e realizar a busca ativa, além de uma profissional da 26ª Regional de Saúde que auxiliou na ação.
Anualmente o município vem realizando este trabalho, visando reduzir o número de casos e tentar erradicar a doença.
A Secretaria de Saúde agradece todos os profissionais de saúde que ajudaram, e a Secretaria de Educação e professores que não mediram esforços em colaborar para que fossem realizados todos os procedimentos necessários e com êxito.
Tracoma é uma ceratoconjuntivite crônica recidivante, causada pela Chlamydia trachomatis. Conforme a gravidade do caso, a doença pode resolver-se espontaneamente ou evoluir com a formação de cicatrizes finas lineares na conjuntiva ou ainda em casos mais severos com cicatrizes mais amplas e confluentes, levando à triquíase e entrópio. Estas alterações podem produzir mecanicamente lesões corneanas, seguidas de opacificação, e com o tempo, perda de visão. Para que ocorra o aparecimento de cicatrizes na conjuntiva tarsal, há necessidade de haver persistência da infecção tracomatosa com reinfecções associadas a conjuntivites bacterianas.
Deixe seu comentário