logo RCN

Cidadãos jogam lixo em via pública em Anita Garibaldi

A destinação do lixo é questão de saúde pública. E a atitude de algumas pessoas mostra a falta de educação e o desrespeito com o meio ambiente.
A equipe do Correio dos Lagos averiguou a situação em que se encontram os arredores da estrada que liga as SC-390 e SC-456, localizada em Anita Garibaldi. Em vários pontos há depósito inadequado de lixo, que na grande maioria são recicláveis, e já havia até água parada em alguns recipientes. Mas para tal irresponsabilidade existe penalidade prevista por lei.
De acordo com a Lei nº 1.786/2007, que institui o Código de Postura do município de Anita Garibaldi, nas Disposições Gerais, no Capítulo II, dentro do Art. 28º, o qual é: "Para preservar de maneira geral a higiene pública fica terminantemente proibido:", cita-se: "Aterrar vias públicas, com lixo, materiais velhos ou detritos". Para essa infração o Art. 32º comenta que: "Para qualquer artigo deste capítulo será imposta a multa correspondente ao valor de 25% a 100% do salário mínimo nacional".
No perímetro urbano há coleta dos resíduos orgânicos e recicláveis duas vezes por semana de cada tipo de lixo. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Henrique Matos Menegazzo, enquanto não é posto em prática o Plano Intermunicipal de Gestão dos Resíduos Sólidos, medidas alternativas estão sendo feitas quanto a coleta e destinação do lixo. "Elaboramos um projeto e a BAESA o aprovou. Ganhamos R$ 15 mil, e com este valor serão feitos mais 36 pontos de coleta, entre o centro, os bairros e quatro coletores em entradas da cidade, para que os moradores das comunidades rurais possam deixar os resíduos", explicou Henrique, acrescentando que fazem parte do projeto palestras, oficinas, concurso de desenho e visita a empresa de reciclagem Recicletar com os alunos da Escola de Ensino Fundamental José Borges da Silva, atividades estas que iniciarão neste mês e que contam com o apoio dos parceiros: Epagri, Recicletar, Secretaria de Agricultura e Jornal Correio dos Lagos.

 

Agentes de saúde participam de capacitação sobre Diabetes e prevenção a Dengue em Anita Garibaldi Anterior

Agentes de saúde participam de capacitação sobre Diabetes e prevenção a Dengue em Anita Garibaldi

Iniciado Grupo de Gestantes do município de Celso Ramos Próximo

Iniciado Grupo de Gestantes do município de Celso Ramos

Deixe seu comentário