Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Começam os encontros do Grupo de Apoio Recomeço
O Projeto Recomeço vai de encontro com a proposta da atenção básica, que trabalha de modo preventivo
Com o objetivo de atender dependentes de álcool em recuperação e seus familiares, o grupo de apoio foi criado em Anita Garibaldi. Nessa segunda-feira (28) iniciaram as atividades, que acontecem no Centro Cultural Brandamante Salmória (igreja ao lado do Posto de Saúde provisório), durante todas as segundas-feiras, às 14h.
Tendo em vista a real necessidade de planejamentos de ações voltadas para a atenção integral às pessoas que consomem álcool e o alto índice da população que conhece alguém que é usuário de álcool, a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e ESF (Estratégia Saúde da Família) da Unidade Básica de Saúde de Anita Garibaldi, decidiram criar um grupo de apoio a dependentes de álcool e suas famílias, a fim de promover a recuperação e a reintegração social de dependentes químicos, promover a prevenção ao uso abusivo de álcool e auxiliar a família, mudando o comportamento do dependente e dos familiares.
As atividades têm como formato o de Grupo Operativo, onde a principal tarefa é o tratamento através da vivência grupal tendo tempo, duração e frequência definidos.
Os encontros não têm necessariamente um direcionamento para temas específicos, as pessoas falam livremente, estabelecem interações umas com as outras e partilham experiências comuns.
Segundo o secretário municipal de saúde, Antônio Figueiró, o Projeto Recomeço vai de encontro com a proposta da atenção básica, que trabalha de modo preventivo. "É um projeto que vem a ajudar os dependentes e suas famílias. Há a troca de experiências entre os participantes. Desejo que eles continuem e que ajudem a trazer mais pessoas na mesma situação para participar também. A Secretaria de Saúde está à disposição para colaborar em todos os sentidos", comentou o secretário.
Para participar, o usuário deve procurar a assistente social no período matutino na Secretaria de Saúde durante a semana para fazer o cadastro. Se você conhece algum dependente e a família do mesmo, fale sobre o Projeto Recomeço. Ajude mais pessoas a ficar longe do vício do álcool.
Deixe seu comentário