Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Comunidade de Vargem participa de palestra sobre reeducação alimentar
No dia 05 de novembro a comunidade do município de Vargem foi atendida de uma forma diferente, através de uma palestra voltada a reeducação alimentar. O número de participantes foi 35, também uniu-se ao grupo a equipe técnica municipal.
Desde 09 de setembro, o Projeto Viver Saúde do SESC está atuando no município e nas ações participam outros programas em parceria, como é o caso do Programa Mesa Brasil do SESC, que veio até Vargem para ministrar essa palestra, também em parceria entre as Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Vargem.
A ação iniciou com um alongamento com a educadora física Viviane, incentivando o grupo à atividade física. Em seguida a nutricionista Rúbia Fernandes Sombrio deu continuidade relatando com detalhes a influência de uma boa escolha alimentar para o organismo, mostrando os benefícios e os malefícios causados pela alimentação.
O grupo mostrou interesse e muitas dúvidas foram esclarecidas de forma acessível ao público. Um vídeo do Programa Mesa Brasil também foi assistido com o objetivo da assimilação do uso integral dos alimentos, aproveitando os nutrientes existentes em todas as partes do alimento, como cascas, talos e folhas. Ainda nessa conversa, foram ensinadas receitas do Programa Mesa Brasil podendo os mesmos experimentar um suco feito com cenoura, limão e casca de laranja.
O Mesa Brasil SESC é uma Rede Nacional de Solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional, através da doação de alimentos à entidades sociais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Paralelamente, desenvolve ações educativas voltadas para o consumo consciente dos alimentos e resgate da cidadania.
Segundo a nutricionista do Programa, Rúbia, essas ações são de extrema importância, pois além da população ter contato com o Programa Mesa Brasil, o conhecimento abrange esses grupos atendidos e o resultado é a melhoria da qualidade de vida da população.
Este foi o primeiro encontro voltado a reeducação alimentar, porém novos encontros serão realizados e toda a comunidade está convidada a participar.
Deixe seu comentário