palestra do conferencista Luiz Antônio da Silva, o qual é mestre em Saúde Pública e tem vasto conhecimento nos assuntos voltados a saúde
Na tarde de sexta-feira (10) aconteceu no município de Campo Belo do Sul a VI Conferência Municipal de Saúde com tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, no salão paroquial do município reunindo centenas de pessoas entre autoridades, profissionais da saúde, professores, alunos e comunidade em geral.
Na programação esteve a palestra do conferencista Luiz Antônio da Silva, o qual é mestre em Saúde Pública e tem vasto conhecimento nos assuntos voltados a saúde. Luiz Antônio enfatizou todos os eixos discutidos nacionalmente voltados a saúde, apresentou dados da saúde a nível nacional, estadual e municipal e focou no tema central, que é o Sistema Único de Saúde – SUS.
Dentre os oito eixos propostos a nível nacional, o município de Campo Belo do Sul escolheu quatro eixos que foram discutidos em grupos ao final da palestra do conferencista e dalí foram abordados temas e escutado a população sobre a saúde do município.
O prefeito municipal Padre Edilson José de Souza participou da abertura do evento e enfatizou a importância da realização da conferência para melhorar a saúde do município de Campo Belo do Sul. “Esta é a oportunidade de discutir a problemática que é a saúde do município. Nós temos a responsabilidade de administrar, porém este é o momento de cada cidadão dar sua contribuição e juntos fazermos a diferença”, comentou o prefeito.
A secretária municipal de saúde, Terezinha Branco de Moraes comentou que é preciso ouvir a população para traçar um planejamento para a saúde, e a conferência é o melhor momento para isso. “Dentre os oito assuntos que poderiam ser trabalhados escolhemos quatro que estão voltados a nossa realidade e poderão ser trabalhados a nível nacional, estadual e municipal, sempre pensando em melhorar as condições de saúde do município. Este é o momento da população apresentar críticas e sugestões para que posteriormente possamos cumprir o que aqui for apresentado”, enfatizou a secretária, a qual agradeceu o empenho de toda a equipe da Secretaria, bem como a presença do conferencista Luiz Antônio, o qual veio de forma gratuita até o município de Campo Belo.
Após o debate dos eixos e escolha das pessoas que estarão representando o município na Conferência Estadual de Saúde, um coquetel foi oferecido a todos os presentes.
Os quatro eixos temáticos trabalhados durante a Conferência de Saúde de Campo Belo do Sul foram:
Eixo 1 – Direito a saúde e garantia de acesso e atenção de qualidade;
Eixo 2 - Financiamento do SUS e relação público e privado;
Eixo 3 - Gestão do SUS e modelos de atenção a saúde;
Eixo 4 – Informação, educação e política de comunicação do SUS.
Deixe seu comentário