logo RCN

Informações sobre cuidados e prevenção do AVC à população anitense

Na segunda-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi promoveu encontro sobre AVC para os participantes do Programa Anita Crescer e Envelhecer com Saúde, população e profissionais de saúde da região. Especialistas na área palestraram sobre os cuidados e prevenção do AVC.

O evento aconteceu em dois momentos. A primeira etapa foi no auditório de Assistência Social, com os representantes das Secretarias de Saúde dos municípios Anita, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto, Corpo de Bombeiros, Hospital Frei Rogério, BAESA e a presença dos responsáveis da Rede AVC: a médica neurologista Elisa Rocha e o enfermeiro André Faria.

Na oportunidade foram abordados temas que envolvem o comprometimento dos municípios no envio dos pacientes até a referência, Hospital Nossa Senhora dos Prazeres em Lages, em tempo hábil. Segundo a secretária de Saúde de Anita, Angela Canani Xavier, foram relatados grandes avanços desde o início da Rede na melhoria de acessibilidade ao receber um paciente vítima do AVC. "Enfatizaram também a importância da parceria entre os envolvidos para um melhor resultado após AVC, mas também foi um grande destaque a abordagem em cada local que se trabalhe com a prevenção para que futuramente tenha-se queda do índice alarmante que vem sendo enfrentado com essa doença", comentou Angela.

O segundo momento, que aconteceu no Salão Nobre da E.E.B. Padre Antônio Vieira, foi direcionado à população com a contribuição de representantes da Associação Rede Serra AVC e depoimentos de pessoas que tiveram sequelas de AVC e de familiares que convivem com pacientes, os quais contaram suas histórias e vivências após a doença.

Em seguida, a médica neurologista Elisa e o enfermeiro André trabalharam com a população a importância da prevenção. Segundo a secretária Angela, foi de muita valia, levando a acreditar que há como reverter com mudanças de hábitos e comprometimento de cada um. "Enfatizo que Anita Garibaldi foi um dos primeiros municípios a abraçar essa causa desde o início da Rede AVC, e o primeiro município a participar da Alta Compartilhada após a Rede estar em funcionamento. Acreditamos que só teremos resultados se tivermos parcerias e comprometimento, por isso Anita abraça essa causa", concluiu a secretária de Saúde.


Saúde de Abdon Batista  registrou mais de 6,5 mil  atendimentos no mês de agosto Anterior

Saúde de Abdon Batista registrou mais de 6,5 mil atendimentos no mês de agosto

Saúde bucal é tema  de encontro do Grupo Feliz Idade em Celso Ramos Próximo

Saúde bucal é tema de encontro do Grupo Feliz Idade em Celso Ramos

Deixe seu comentário