Confira alguns dos programas e serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde
Confira a sequência do levantamento com cada responsável pelos programas desenvolvidos na Secretaria de Saúde de Anita Garibaldi.
Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar
É oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde. A função do município é reunir documentos junto ao laudo médico, montar o processo, encaminhar para assistente social e em seguida enviar para a Regional de Saúde. Os pacientes atendidos recebem todos os equipamentos de oxigênio gratuitamente. Atualmente esse serviço é de responsabilidade da enfermeira Camila e conta com cinco usuários no município.
Setor de Ostomizados
Oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde, a função do município é reunir documentos junto ao laudo médico, encaminhar a assistência social e enviar para a Regional de Saúde. Os pacientes atendidos por esse setor recebem bolsas de colostomia (exteriorização do intestino grosso) gratuitamente durante todo o tratamento. Atualmente a responsável por esse setor é a Camila e conta com dois usuários no município.
Programa de controle do Tabagismo
É mantido pela Secretaria de Estado de Saúde. A responsável pelo mesmo no município é a enfermeira Camila, que conta com o apoio da enfermeira Rosângela. Esse programa funciona com a formação de grupos de no máximo quinze pessoas, a duração é de três meses e todo o tratamento é gratuito. No momento não estão sendo realizados os grupos por falta de infraestrutura, mas está sendo programada para assim que as unidades de saúde estiverem funcionando o grupo também voltar a funcionar.
SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação
São notificados todas as doenças e agravos de notificação compulsória. Estas informações são coletadas pela UBS e Hospital, repassados para a enfermeira Camila, a qual alimenta o sistema. No ano de 2015 foram notificados até o dia 10/04/2015: 12 casos de atendimentos por animais peçonhentos (aranha, cobra, escorpião), 1 caso de tuberculose, 2 casos de sífilis em adultos, 1 caso de sífilis em criança, 1 caso de sífilis em gestante e 3 atendimentos anti-rábico (ataque por cachorro).
SISPRENATAL – Sistema de Monitoramento e Avaliação de Pré-natal, Parto, Puerpério e Criança
Neste sistema, as gestantes são cadastradas e acompanhadas por médicos e enfermeiros durante todo o pré-natal, parto, puerpério (pós-parto) e a criança após o nascimento. Todas as gestantes cadastradas realizam todos os exames, incluindo a USG gratuitamente. Atualmente esse sistema é de responsabilidade de Camila, e conta com 41 gestantes no período de 03/10/2014 até 10/04/2015.
Testes Rápidos: HIV, Sífilis, Hepatite B e C
Os testes rápidos começaram a ser realizados no município antes do Carnaval. No total já foram atendidas 62 pessoas que procuraram pelo serviço na UBS. A execução dos testes é muito simples: com apenas uma gota de sangue, o resultado fica pronto em trinta minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo é encaminhado para o serviço especializado. O teste é gratuito, rápido, seguro e sigiloso! São realizados todas as terças-feiras, o dia todo na UBS sob a responsabilidade das enfermeiras Camila e Rosângela.
SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica
É um sistema do Ministério da Saúde, onde são informados todos os procedimentos realizados pela equipe de saúde e todas as visitas domiciliares e cadastros realizados pelos agentes comunitários de saúde. Esse sistema está implantado no município há mais de 10 anos e está sendo substituído atualmente pelo E-SUS. É de responsabilidade dos enfermeiros Camila, Evanor e Rosângela.
Programa de controle de Tuberculose
É um programa do Ministério da Saúde, em parceria com SES e SMS, visando intensificar as ações de controle da Tuberculose. Todos os pacientes identificados pela doença recebem tratamento gratuito, além da realização de exames clínicos, laboratoriais e radiológicos, bem como a supervisão e acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O programa é de responsabilidade da enfermeira Rosângela, e conta com um paciente em tratamento.
Programa de eliminação da Hanseníase
O Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase do Ministério da Saúde (MS), em parceira com a SES e SMS, tem como objetivo desenvolver ações para fortalecer a prevenção da saúde, com base na educação em saúde. Todo o paciente identificado com Hanseníase recebe o tratamento gratuito, além de exames e acompanhamento supervisionado dos ACS e equipe de saúde. O programa é de responsabilidade da enfermeira Rosângela, e no momento não há nenhum caso identificado.
SISCAN – Sistema de Informação de Câncer
Visa fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de colo de útero e de mama. Este sistema integra os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo de Útero (SISCOLO) e do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama (SISMAMA). No programa SISCAN são informados todos os exames de preventivos realizados pelas enfermeiras na UBS, e exames de mamas. Após a coleta, o material é enviado para o laboratório de referência em Lages. Para a realização do exame preventivo é necessário ter em mãos o cartão nacional do SUS e documento de identidade. Todos os resultados são recebidos via sistema e impressos na própria Unidade de Saúde.
O programa visa criar um banco de dados de cada paciente para acompanhamento e rastreamento de casos positivos. Todo resultado é analisado por um profissional de saúde e entregue a paciente, a qual é orientada para realizar consulta médica ou nova coleta de exame quando necessário. O programa é de responsabilidade da enfermeira Rosângela com o apoio da equipe de saúde.
Deixe seu comentário