logo RCN

Mulheres reunidas para trabalhar a prevenção

O dia 18 de outubro foi de atividades voltadas à prevenção das mais de cem mulheres que participaram da programação do Outubro Rosa capão-altense. Na quarta edição do evento, que este ano buscou abordar o assunto de forma diferenciada, fizeram parte da programação palestra com mastologista Rodrigo Sauser, seguido de exames das mamas realizadas pelos acadêmicos da 5ª fase do curso de Medicina da Uniplac, seguida de orientações odontológicas, alongamentos e caminhadas e o espaço da beleza.
O mês de outubro foi dedicado aos cuidados das mulheres com início das atividades através de caminhada envolvendo os alunos do município, bem como a realização do preventivo e o encerramento com a atividade na Unidade Básica de Saúde. 
Segundo a secretária municipal de Saúde, Vanessa Muller Rodrigues, essa é uma oportunidade de conscientização da mulher. "Aproveitamos este mês em especial para levar a informação de forma correta. Nós sempre fazíamos palestras e esse ano mudamos o modo de chamar a atenção das mulheres e essa primeira experiência de forma diferenciada, para nós foi muito positiva", comentou Vanessa destacando que as mulheres do interior também participaram com o transporte passando nas localidades.
O prefeito Luiz Carlos Alves de Freitas agradeceu a todos os presentes e falou da importância do trabalho que está sendo realizado, que é a prevenção de doenças. "Vamos se prevenir, fazer os exames e mudar a rotina, pois temos uma equipe médica no posto de saúde e devemos cuidar de nós mesmos. Agradeço a cada uma que veio participar  e convido os homens para participar do novembro azul no evento que acontecerá no dia 19 de novembro", enfatizou o prefeito. 
O médico mastologista, Rodrigo Sausen Raneski, em sua palestra abordou temas como a importância da criação do Outubro Rosa, porém destacando que a prevenção deve acontecer em todos os meses do ano. "Essa foi uma forma de facilitar os exames de prevenção, porém cada mês pode ser rosa, o importante é que todos os anos naquele mês façam os exames de prevenção papanicolau, mamografia e um 'check up' geral que sempre é interessante prevenir e não só tratar. Prevenção é a chave de toda a movimentação", comentou o médico.
Responsável por inserir acadêmicos do curso de Medicina em ações no município de Capão Alto, o médico Tulio Rogério Vieira de Jesus também deu sua contribuição no evento. "A participação dos acadêmicos é uma iniciativa que tenho desde que comecei a dar aula na Uniplac e trazê-los para o interior para que vejam realidades diferentes é algo interessante, pois eles saem da rotina dos consultórios e conhecem as realidades do interior, do povo simples e das necessidades básicas e com isso vão tendo noções de prevenção e medicina", frisou o médico, que auxiliou os acadêmicos no exames de mama sendo que os casos suspeitos foram encaminhados para exames mais detalhados.
A moradora do município de Capão Alto, Cleonice Rech, disse ter sido uma manhã muito especial. "Foi a primeira vez que participei e achei um máximo, pois temos que nos cuidar sempre. A gente tem que fazer o autoexame, fazer exercício físico e se valorizar, e um dia como hoje é muito importante".
O evento é organizado pela equipe da saúde e no dia 19 de novembro uma nova ação está sendo realizada, porém desta vez com destaque ao novembro azul, voltado a saúde do homem.

 

Mulheres de Cerro Negro unidas no combate ao câncer de mama Anterior

Mulheres de Cerro Negro unidas no combate ao câncer de mama

Mulheres anitenses participam de atividades especiais do 'Outubro Rosa' Próximo

Mulheres anitenses participam de atividades especiais do 'Outubro Rosa'

Deixe seu comentário