logo RCN

Novas Unidades de Saúde são anseios principais do novo secretário de saúde

Entrevista com o secretário de saúde de Anita Garibaldi, Julio Pinheiro

 Desde fevereiro de 2015, Julio César Pinheiro é o novo secretário de saúde de Anita Garibaldi. Nesta edição conversamos com ele para saber sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área da saúde e as projeções futuras, num período em que tanto funcionários quanto a população são atendidos num espaço improvisado, até que as três Unidades Básicas de Saúde (UBS) sejam concluídas. Julio comenta ainda sobre a sua nova passagem como secretário de saúde.

Correio dos Lagos – Julio, o senhor já trabalhou como secretário em 2003, durante a administração do ex-prefeito Roberto Marin. Como está sendo para você retornar a este cargo de tamanha responsabilidade perante o município?
 
Julio César Pinheiro - Gostaria de primeiramente agradecer ao prefeito de Anita, Ivonir Fernandes e seu vice, Jorge, pelo convite e a confiança em poder ajudar essa administração. Como já trabalhei nesse setor, como secretário, tenho conhecimento e sei que junto com a equipe que trabalha na saúde, vamos juntos desenvolver e melhorar ainda mais o atendimento, dando melhor qualidade de vida aos anitenses.
 
Correio dos Lagos - O prazo para a conclusão das UBS era para agosto de 2014. Quais os motivos deste atraso?
 
Julio - Desde que iniciei a exercer o cargo de secretário essa é uma questão que tenho feito todo o esforço possível para agilizar os trabalhos. Porém alguns entraves que independente da Secretaria de Saúde atrasaram os prazos de conclusão. Parabenizo aos idealizadores dessas estruturas que melhorarão a saúde de Anita Garibaldi, o prefeito Ivonir e o ex-secretário de saúde Antônio Figueiró.
 
Correio dos Lagos - Há agora prazo estipulado para que as obras fiquem prontas?
 
Julio - Não tenho como dizer sobre prazos, mas espero que seja o mais rápido possível. No espaço em que estamos trabalhando não temos condições suficientes para exercer as funções com a eficácia, mas afirmo com certeza, que mesmo com as dificuldades não há desvio de serviço na nossa Secretaria, não conseguimos que todos os funcionários trabalharem durante todo o dia, por que não há espaço, diferente da realidade que teremos nas novas UBS. Nossa primeira meta, desde que iniciei como secretário de saúde, é ajudar na retomada de trabalhos das unidades para dar um espaço mais amplo aos profissionais e melhor comodidade a população.
 
Correio dos lagos – Qual a porcentagem de conclusão que o senhor imagina que estejam as Unidades de Saúde?
 
Julio – As unidades do Bairro Coopercampos e da Lagoa da Estiva tem aproximadamente 90% das obras prontas. A Unidade Central é que está um pouco mais atrasada.
 
Correio dos Lagos - Quantos médicos atendem pelo município atualmente em Anita Garibaldi?
 
Julio – Temos três médicos clínicos gerais trabalhando em Anita. O Dr. Henrique e o Dr. Clóvis atendem individualmente de 20 a 25 fichas diárias, e a Dra. Vanessa 14 a 20 fichas por dia. A pedido do prefeito Ivonir já estamos entrando em contato com médicos para ampliar ainda mais o número de consultas e com as novas unidades teremos condições de atender um maior número de pessoas. Dentre esses médicos estamos buscando a contratação de mais especialistas, primeiramente pediatra, psiquiatra e ginecologista, pois são áreas que percebemos que há maior procura dos anitenses. Nem que seja uma vez por semana cada um destes especialistas, mas tenho certeza ajudarão muito nossa população. Inclusive, ficarei grato que me forneçam contatos de médicos para entrarmos em acordo para trabalharem em Anita.
 
Correio dos Lagos – Estes médicos atendem tanto na Unidade de Saúde provisória, como também no Hospital Frei Rogério. Como funcionam os horários de atendimento?
 
Julio – Os médicos são pagos pelo município. Mantemos um médico integral por período no posto. O ideal é que quando a pessoa estiver doente venha primeiramente até o Posto de Saúde, onde será feito uma triagem pelos enfermeiros, que avaliarão se é necessário que a pessoa seja encaminhada para o Hospital ou receberá atendimento no Posto. Se o paciente for encaminhado do Posto para o Hospital não haverá custo nenhum de consulta, lembrando que isso acontece nos horários de atendimento da Unidade de Saúde, que é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta. Nos casos de emergência e urgência o paciente se dirigi direto ao hospital e não será cobrado, ou seja, só pode haver cobrança em casos que não sejam de emergência e urgência e que o paciente tenha ido direto ao hospital sem encaminhamento do posto. 
 
Correio dos Lagos - Quais às primeiras atividades da sua gestão como secretário?
 
Julio - Ativamos o atendimento odontológico. Mesmo sem odontomédico funcionando os nossos dentistas colaboram e atendem em salas adaptadas provisoriamente, até que as UBS fiquem prontas. O Dr. Alexandro e o Dr. Luciano atendem 12 fichas cada, diariamente. Fizemos de imediato uma reunião motivacional com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), pedindo a colaboração da intensificação dos trabalhos para a atualização e elaboração do cartão E-SUS, pois temos um prazo curto para concluirmos este cadastramento. Por isso se as ACS não estiverem fazendo as visitas costumeiras é porque temos que concluir o cadastramento do E-SUS.
 
Correio dos Lagos – O que o munícipe precisa fazer para validar ou fazer seu cartão E-SUS?
 
Julio – Todos devem ter o cartão E-SUS, independente de faixa etária. Com esse cadastramento facilitam os acessos aos recursos oriundos do Governo. O cartão é nacional e armazena o histórico do paciente. Atualmente em Anita está sendo realizado o cadastramento de todas as famílias usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que para o mesmo é necessário que os usuários possuam o cartão SUS em mãos para facilitar o cadastramento.  Para isso o munícipe precisa ir até o Posto de Saúde com o cartão do SUS para validá-lo, ou se caso ainda não possui o cartão ele deve levar o RG e CPF e fazer o cadastramento. As agentes de saúde também estão recolhendo os cartões e trazendo até o posto para este procedimento, por isso pedimos o apoio das pessoas nesse procedimento, que disponibilizem o cartão para as agentes, assim não precisa ir até o posto.   
 
Correio dos Lagos – Quais as projeções futuras na área da saúde anitense?
 
Julio - Ampliar o número de médicos e trazer especialistas, ajudar nos trabalhos de conclusão das Unidades de Básicas de Saúde, pensando sempre no melhor atendimento de cada anitense, dando-lhes condições necessárias para uma saúde de qualidade. Também reestruturar nossa farmácia, tendo medicamentos que fazem parte da Saúde Básica e atender aos pacientes dentro do possível e dentro do que a lei permite. Agradeço a toda a equipe que trabalha comigo, que me recebeu e está me ajudando, para juntos melhorar e atender os anseios da saúde. Estou fazendo um levantamento com cada responsável pelos programas desenvolvidos na área da saúde e em breve estaremos divulgando e atualizando sobre as atividades de cada um deles.
 

 

Coordenadores dos Bombeiros voluntários e Samu realizam reunião Anterior

Coordenadores dos Bombeiros voluntários e Samu realizam reunião

Campo Belo promoverá um dia de ações voltadas a saúde e cidadania Próximo

Campo Belo promoverá um dia de ações voltadas a saúde e cidadania

Deixe seu comentário