logo RCN

Nutricionista: A profissão que contribui para uma alimentação saudável



Ana Christina Martins Recalcatti estudou Nutrição na Universidade do Vale do Itajaí, tem especialização em Gestão em Saúde Pública pelo IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina e trabalha nesta área há 11 anos. Atualmente Ana Christina é responsável por toda merenda escolar da rede municipal de ensino do município de Vargem e faz parte da equipe do NASF na Secretaria de Saúde do município há um ano.


Correio dos Lagos: Fale um pouco sobre sua trajetória profissional.

Ana Christina Martins Recalcatti: Iniciei minha carreira profissional em UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), atuando na empresa PURAS (hoje Sodexo), na unidade da Iguaçu Celulose de Campos Novos, trabalhei lá por quatro anos. Esta empresa me transferiu então para a unidade da Rovitex em Campos Novos onde atuei por um ano. A empresa Rovitex encerrou suas atividades na cidade então eu optei em seguir para outra área, iniciei na área de merenda escolar no município de Zortéa onde atuei por três anos. Nesse período me tornei mãe e a rotina de estrada estava bem cansativa foi quando surgiu a oportunidade de voltar na área de UAN na empresa BRF em Campos Novos, lá fiquei por quatro meses quando devido a problemas de saúde precisei me afastar um pouco, ficando dois anos sem atuar na área de nutrição. Em agosto de 2017 me inscrevi no processo seletivo do município de Vargem, consegui o primeiro lugar e aqui estou atuando novamente há um ano. Aqui no município de Vargem atuo na merenda escolar e também na Unidade de Saúde.


Correio dos Lagos: Quais as áreas de atuação de um profissional de nutrição?

Ana Christina: Nutrição Clínica: onde o nutricionista tem por função prestar assistência na dieta dos indivíduos e promover a saúde, restaurar a saúde nutricional de pessoas que tenham a saúde debilitada, e também manter o estado nutricional de pacientes saudáveis.

Indústria de alimentos: onde o profissional atua em vários projetos, desenvolve suplementos alimentares, coordena, analisa, cria juntamente com outros profissionais e também controla a área de produção em questão de higiene.

Nutrição esportiva: nesta área o profissional desenvolve cardápios nutritivos a fim de manter, aumentar o rendimento do atleta e manter uma boa saúde, evitando lesões e ajudando o atleta alcançar o seu objetivo de forma saudável.

Saúde coletiva: esta área que se refere a assistência e educação de indivíduos é bem ampla, pois podemos desenvolver campanhas, atividades para promover a saúde das pessoas. Nesta área podemos atuar em unidades de vigilância sanitária, unidades de saúde (postos de saúde), ONGs.

Escola: nas unidades escolares a função é desenvolver os cardápios, acompanhar a produção, a aceitação do cardápio pelos alunos, a distribuição da merenda, precisamos ser bem presentes pois são muitas atribuições.

Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) - Institucional (Pública e privada): Serviços de alimentação coletiva (autogestão e concessão) em: empresas e instituições, hotéis, hotelaria marítima, comissárias, unidades prisionais, hospitais, clínicas em geral, hospital-dia, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), SPA clínicos, serviços de terapia renal substitutiva, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e similares.


Correio dos Lagos: Quais os setores que este profissional pode atuar?

Ana Christina: Vários setores tais como consultórios particulares, academias, escolas, empresas privadas e públicas, hospitais.


Correio dos Lagos: Como é trabalhar no município de Vargem?

Ana Christina: É muito bom. A população é bem receptiva, participativa nos eventos que promovem a saúde e nossas gestoras (prefeita e secretárias) nos possibilitam condições ótimas para exercer nossas atividades.


Correio dos Lagos: Qual sua principal função no município?

Ana Christina: Atuo nas escolas, elaborando cardápios, acompanho as licitações para compra de gêneros alimentícios para fornecer aos alunos da rede municipal de ensino, a produção da merenda escolar. Na Unidade de Saúde faço parte da equipe NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família onde desenvolvemos projetos, grupos para promover a saúde do cidadão vargense.


Correio dos Lagos: Está sendo desenvolvido em Vargem um projeto piloto voltado à alimentação e vida saudável. Fale um pouco deste projeto.

Ana Christina: Dentro da equipe NASF temos o grupo de caminhada. Nesse grupo vamos até a comunidade, fazemos exercício físico, aferimos a pressão arterial, peso e frequência cardíaca e também tiramos as dúvidas sobre alimentação. Temos o grupo Estilo de Vida Saudável, voltado para as pessoas com Hipertensão e Diabetes, onde todo mês é realizado uma atividade diferenciada tal como palestras, oficinas a respeito destas doenças crônicas não transmissíveis. Desenvolvemos o PSE (Programa Saúde na Escola), onde também é realizado palestra a respeito de vários assuntos, onde o tema alimentação saudável está incluso. O trabalho nas escolas neste mês de setembro será direcionado a aferição de peso, altura de todos os alunos do ensino fundamental, a fim de saber se o crescimento está saudável.


Correio dos Lagos: Como você avalia a alimentação nos dias atuais?

Ana Christina: Eu acredito que a população está se conscientizando a respeito de se alimentar de forma correta, mas ainda precisamos mudar, precisamos deixar de lado a ideia de que se alimentar corretamente é um sacrifício, precisamos pensar que quanto maior a ingestão de alimentos que nos beneficiam é tão importante para nosso bem estar quanto diminuir o consumo de gorduras e açúcares. A mídia ainda incentiva muito o consumo de fast food, doces e produtos altamente ricos em sódio, gordura e açúcar o que acaba causando um sério problema para saúde pública. Ainda precisamos conscientizar as pessoas de que o comer corretamente é um prazer e não um sacrifício.


Correio dos Lagos: No mundo atual, que conselhos daria para quem busca uma vida saudável?

Ana Christina: Procure um nutricionista, pratique exercício físico com prazer, abuse de frutas e vegetais e deixe de lado aqueles alimentos prontos, e incentive sua família, principalmente as crianças, a ingerir frutas e verduras, e beba água.


Anterior

Nutricionista: A profissão que contribui para uma alimentação saudável

Alimentação saudável foi tema de  teatro em Cerro Negro Próximo

Alimentação saudável foi tema de teatro em Cerro Negro

Deixe seu comentário