Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Por uma nutrição diferente!
Dia 31 de março é o dia nacional da saúde e nutrição. Data importante para refletir sobre os hábitos alimentares.
As pessoas esquecem que o homem come desde sempre, já a nutrição é uma ciência da modernidade. Os temas sobre alimentação estão cada vez mais em pauta, as informações estão mais acessíveis e a ciência em constante evolução, persiste ainda a visão de que existem os alimentos "bons ou ruins", na qual o prazer em comer é muitas vezes associado à culpa.
Esse contexto não promove a mudança de comportamento e não torna as pessoas mais saudáveis. Inclusive, o aumento dos índices de doenças crônicas, transtornos alimentares e obesidade justificam essa afirmação.
A verdade, é que as pessoas comem por diversas razões que não as necessidades biológicas. A comida é também prazer, comunidade, família, espiritualidade e também é a expressão de sua identidade.
A nutricionista e Coach, Luiza Fernandes destaca que as funções simbólicas da comida são tão importantes quanto as funções nutricionais. "O meu papel como nutricionista é defender que as necessidades nutricionais sejam atingidas juntamente das necessidades culturais e simbólicas. Muitas vezes percebo que aquilo que aprendemos classicamente na formação de Nutrição não é suficiente ou adequado para fazer a grande diferença na vida das pessoas. Vejo que meus clientes já ouviram demais sobre o que eles "devem" fazer, por isso eu quero ir além", comentou Luiza, enfatizando. "Você sabia que a forma como nos alimentamos é um reflexo de como levamos as nossas vidas? Se você consome alimentos do tipo "tranqueira" está deixando que coisas ruins entre em sua vida. Da mesma forma, se você consome alimentos saudáveis está permitindo que apenas pensamentos e energias boas entrem em sua vida. Qual será a sua escolha?".
Essa é apenas uma data para se lembrar sobre saúde e nutrição, porém os cuidados devem ser diários. Se você tem dúvidas, que buscar uma alimentação e uma vida saudável e não sabe como fazer isso, procure um nutricionista, que ele irá te orientar qual o caminho a seguir.
Deixe seu comentário