A equipe de saúde de Anita participou do encerramento e agradeceu pela contribuição do Projeto
Na quinta-feira (9) foi o dia dos profissionais e estudantes de saúde da Univali se despedirem dos anitenses, após a realização do Projeto Sérgio Arouca.
A semana da saúde, como ficou denominada pela população, aconteceu durante os dias 04 a 10 de julho, nos seguintes locais: Bairro Coopercampos, Centro, Marmeleiro, Lagoa da Estiva, Cachoeirinha e São Sebastião.
Segundo o coordenador do projeto, Marcos Maeyama, nesse período foram trabalhados os seguintes eixos: saúde da criança, saúde do idoso, saúde mental, saúde de crônicos (diabéticos e hipertensos) e saúde da mulher.
O Projeto foi realizado com grupos de conversa, onde foram tiradas dúvidas e também os pacientes que reservaram consulta receberam atendimento particular.
Essa foi a primeira vez que o projeto contemplou o município. No encerramento os profissionais de saúde fizeram uma avaliação sobre o que perceberam durante os atendimentos realizados em Anita Garibaldi.
Dentre os pontos levantados como sugestões de melhorias, estão o aperfeiçoamento do acesso ao atendimento na Unidade de Saúde, mais capacitação para dispor autonomia para as agentes comunitárias de saúde e deslocamento da equipe de saúde nas comunidades rurais.
O coordenador Marcos agradeceu em nome de todo o grupo pela acolhida da população. “Esperamos ser lembrados com o mesmo carinho que nos lembraremos de Anita Garibaldi”, comentou.
O secretário de saúde, Júlio Pinheiro, grato pela oportunidade disponibilizada ao município, agradeceu em nome da Administração Municipal, da Secretaria de Saúde e do povo anitense ao Projeto Sérgio Arouca. “Tenho certeza sobre os benefícios desse projeto, que abriu novos horizontes de ideias para a saúde de Anita e tão bem fez ao nosso povo. Nosso objetivo é cada vez atender melhor a população”, enfatizou o secretário.
A gerente da Regional de Saúde, Camila Baccin, destacou o comprometimento dos realizadores do Projeto e destacou a importância de recriar e estar disposto a mudanças. “As equipes de saúde estão em construção, e o que a Regional de Saúde se propõe é de trazer projeto de extensão com apoio das universidades, o Tele Saúde, enquanto uma ferramenta de grande potencial no processo de trabalho e a Regional como poder público para ser gestão desses pilares”, pontuou a gerente que veio acompanhada também da colega de trabalho, Daniela, e ainda anunciou a possibilidade do Projeto estar contemplando no mês de janeiro de 2016 o município de Capão Alto.
Deixe seu comentário