Projeto tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos do município
Além de promover encontros semanais e diferentes atividades com os idosos do município de Campo Belo, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a de Educação estão promovendo uma nova atividade para um grupo mais que especial do município.
Duas vezes por semana um grupo de aproximadamente trinta pessoas com idade acima de sessenta anos passarão recentemente a frequentar uma academia. A ideia da equipe da Assistência Social responsável pelo projeto “Academia para a Terceira Idade, saúde para Campo Belo”, é inserir esse grupo de pessoas cada vez mais junto à sociedade e garantir melhor qualidade de vida, sempre trabalhando com a prevenção de doenças.
Segundo a coordenadora do grupo de idosos no município, Janete Oliveira Santos essa é uma atividade que eles pretendem envolver um maior número de idosos. “Hoje contamos com a presença de aproximadamente 150 idosos que participam do grupo e nossa intenção é envolver todos no projeto”, enfatizou Janete destacando que todos os trinta que já frequentam a academia a quase um mês, passaram por avaliações médicas e foram liberados para a prática da atividade física. “Todos eles foram avaliados por um médico e aqui na academia são acompanhados por um profissional de educação física, o que garante que façam tudo certinho promovendo a saúde”, comentou a coordenadora.
Os participantes do projeto aprovam a iniciativa, como destaca a senhora Selma Terezinha de Jesus, de 67 anos. “Estou me sentindo bem melhor, até para dormir. É a primeira vez que faço academia, comecei também a pouco tempo a participar do grupo de idosos mas estou gostando muito. É muito bom”, comentou a senhora, que faz todos os exercícios indicados pelo professor com muita disposição.
O professor responsável por auxiliar os alunos, Maicon Pontel é formado em Educação Física, tem cursos na área e atua em academias há um ano e diz gostar de trabalhar com esse público.
Os secretários de assistência social Carlos Alberto, mais conhecido por Ike e a secretária de Educação Nazarete Neto Pinheiro Furtado acompanharam as primeiras aulas e destacaram ser uma atividade diferente. “Essa é uma oportunidade do nosso pessoal da terceira idade se socializar, movimentar o corpo, sair de casa para fazer uma atividade física e o mais importante: orientados por um profissional. É uma forma de dar mais qualidade de vida e oportunizar que saiam do sedentarismo, prolongando a vida”, comentou a secretária de educação Nasa.
Já o secretário de Assistência Social, Ike, destacou que esse projeto eles puderam conhecer na cidade de Chapecó durante uma visita realizada com os idosos. “Lá a estrutura é bem maior, mas nós, dentro das nossas limitações, estamos inserindo novas oportunidades para que eles se sintam valorizados.”, comentou o secretário.
As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras na academia Fênix, em Campo Belo do Sul.
Deixe seu comentário