Confira alguns dos programas e serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde
Na edição da semana passada a equipe do Correio dos Lagos entrevistou o secretário de saúde de Anita Garibaldi, Julio César Pinheiro. Na oportunidade ele comentou que está realizando um levantamento com cada responsável pelos programas desenvolvidos na área da saúde. A seguir estão algumas das atividades atualizadas de cada setor da Secretaria de Saúde. Na próxima edição serão divulgadas as demais atividades da área da saúde municipal. Acompanhe.
Farmácia da Unidade Básica de Saúde
São fornecidos medicamentos da Farmácia Básica e também medicamentos oriundos de ações judiciais. Segundo Julio, a farmácia do posto está sendo reestruturada com medicamentos que são de obrigação da Farmácia Básica.
Psicóloga – Erislane
No momento atende nas quartas-feiras, durante o dia todo e nas quintas-feiras no período da tarde. No mês a média é de 25 atendimentos. Também apoia o programa Estratégia Saúde da Família, NASF e o Programa Anita Crescer e Envelhecer com Saúde.
Psicóloga – Fernanda
Atualmente atende nas segundas-feiras de manhã e a tarde, e nas terças-feiras de manhã. O horário normal é 2ª e 3ª feiras o dia todo e na 4ª feira de manhã. Atende aproximadamente 35 pessoas no mês.
Consórcio
São 22 especialistas, sendo distribuídas 99 vagas por mês. São oferecidos 44 tipos de exames distribuídos em 179 vagas mensais.
Sistema Único de Saúde - SUS
São encaminhadas aproximadamente 15 pessoas para atendimento em Florianópolis. Estes procedimentos são feitos pelo funcionário da Secretaria de Saúde, Rodrigo Gehrke.
Vitamina A
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A está em funcionamento em Anita Garibaldi, onde são suplementados com as megadoses as crianças com idade entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que de 6 a 11 meses as crianças recebem uma megadose de 100.000 ui, com uma população estimada em 61 crianças. E as demais com idade entre 12 a 59 meses recebem de 6 em 6 meses uma megadose de 200.000 ui, com uma população estimada de 271 crianças.
SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional
Permite através das avaliações antropométricas (aferição de peso e altura/comprimento) e do consumo alimentar, manter sob vigilância o crescimento e desenvolvimento de crianças menores de cinco anos, contando atualmente com 314 crianças cadastradas no referido sistema, sendo que elas devem ser acompanhadas em seus domicílios pelos agentes comunitários de saúde ou na Unidade de Saúde com o enfermeiro Evanor ou com a auxiliar de enfermagem Marlei, para realizar os cadastros ou acompanhamento das condicionalidades.
PBF – Programa Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa federal de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 154 mensais. Atualmente em Anita Garibaldi conta-se com 580 famílias no perfil saúde, sendo que este acompanhamento é obrigatório para crianças menores de 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos. O acompanhamento é em duas vigências: realizado pelos agentes comunitários de saúde, que repassam as informações ao responsável pelo programa, enfermeiro Evanor, que faz posteriormente o informe juntamente com a auxiliar de enfermagem, Marlei, no programa on-line.
Programa Anita Crescer e Envelhecer com Saúde
É um programa de promoção a saúde e qualidade de vida, aberto a toda a população, totalmente gratuito e voltado a todas as faixas etárias, desenvolvido há mais de 6 anos pela Secretaria de Saúde, pela profissional de Educação Física, Aline Horbach e a fisioterapeuta Bianca Neves. Tem como objetivo principal a prática de atividade física, mudança de hábito de vida, questões psicossociais e integração da sociedade e saúde e a melhora na qualidade de vida do participante, atendendo-o no trimônio: saúde, qualidade com resolutividade e prevenção. São atendidos aproximadamente 360 pessoas, divididos em 4 pólos: Lagoa da Estiva, São José, Bairro Borges e Ginásio Municipal de Esportes.
Assistente social – Édina Cassia de Jesus Kraemer
Está cedida da Secretaria de Assistência Social 08 horas para a Secretaria de Saúde, trabalhando todas as quintas-feiras, na Unidade Básica de Saúde, realizando visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações para o público em geral, totalizando aproximadamente 50 atendimentos mensais.
Serviços de fisioterapia e reabilitação
Mensalmente são realizados aproximadamente 261 atendimentos de fisioterapia na Unidade de Saúde, sendo atendidos em torno de 15 a 18 pacientes/dia, 493 atendimentos no Programa Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde e 24 atendimentos domiciliares através de ações da estratégia saúde da família. Os atendimentos são realizados todos os dias da semana no período vespertino, e já no período matutino as ações são desenvolvidas no Programa Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde trabalhando questões de promoção a saúde e qualidade de vida.
Serviços de enfermagem
São realizadas diariamente cerca de 80 consultas pelos enfermeiros, através de triagem. E aproximadamente 200 procedimentos diários de aferição da pressão arterial.
Deixe seu comentário