logo RCN

Testes rápidos de DSTs estão sendo realizados

O teste é gratuito, rápido, seguro e sigiloso. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado sai em 30 minutos

 A Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi realizou na tarde de quinta-feira (12),  na Praça Paulino Granzotto, o Dia D da campanha de testes rápidos para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A data foi escolhida por ser véspera do Carnaval, período de festas e em que as pessoas ficam mais vulneráveis a contração desses tipos de doenças. Mesmo após o Dia D os testes continuarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde anitense nas terças-feiras.

O teste é gratuito, rápido, seguro e sigiloso. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado sai em 30 minutos.
Segundo as enfermeiras responsáveis, Camila Amorim e Rosangela Peterle, a pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo é encaminhada para o serviço especializado. “Porém a demanda de pessoas que procuraram pelos testes está sendo bem baixa”, disseram as enfermeiras.
O serviço está disponível para qualquer cidadão com mais de 18 meses de vida, mas os menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Não há nenhuma restrição para fazer os testes, como por exemplo estar em jejum. 
Os serviços são oferecidos em todos os 12 municípios da área da SDR Lages, sendo estes: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito, e em cada um existe uma unidade de saúde estratégica.
A utilização destes testes, no Brasil, está diretamente associada às estratégias de ampliação do acesso ao diagnóstico da infecção dessas patologias para a população geral.
As indicações para a utilização de testes rápidos são:
- Profissionais da saúde;
- Gestantes;
- Parturientes;
- Portadores de DST ou casos suspeitos e contactantes;
- Pessoas com diagnóstico de tuberculose ativa ou infecção latente;
- Populações indígenas;
- Pacientes em serviços de pronto atendimento (urgência e emergência);
- Populações em situação de rua;
- Usuários de drogas;
- Pessoas em situação de exposição sexual de risco ou violência sexual.
 
Secretaria de Saúde campo-belense promoveu pedágio de conscientização 
 
Em Campo Belo do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de quinta-feira (12) um pedágio de conscientização sobre o uso de preservativos em prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), em alusão a maior festa do país, o Carnaval. 
Na oportunidade as colaboradoras da área da saúde distribuíram preservativos aos campo-belenses e divulgaram a realização dos testes rápidos, os quais estão sendo realizados no Hospital Nossa Senhora do Patrocínio, em qualquer dia da semana. 
 
Unidade Básica de Saúde em fase de conclusão Anterior

Unidade Básica de Saúde em fase de conclusão

Secretaria de Saúde promoveu pedágio de conscientização Próximo

Secretaria de Saúde promoveu pedágio de conscientização

Deixe seu comentário