logo RCN

Vacina contra HPV tem idade reduzida

É preciso completar o esquema vacinal, pois só com a segunda dose a adolescente estará protegida

 A imunização contra o papiloma vírus humano (HPV) foi estendida para meninas de 09 e 10 anos a partir do mês de março. Segundo o Ministério da Saúde o objetivo é imunizar meninas mais cedo e prevenir possíveis doenças futuramente. 

No ano de 2014 as idades de vacinação correspondiam entre 11 e 13 anos, mas de acordo com a enfermeira responsável pelo setor de vacinação da Secretaria de Saúde de Anita Garibaldi, Rosângela Peterle, quanto mais cedo houver a imunização aumenta a garantia de prevenção.
Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois, nessa idade, há maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina.
A vacina contra o HPV previne a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, contraído por relações sexuais, contato direto com peles ou mucosas infectadas e no momento do parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege, em até 98,8%, contra quatro subtipos do HPV, sendo que dois deles são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. 
Segundo a enfermeira é importante que os pais, ou responsável esteja junto com a adolescente durante a vacinação.  “Pedimos também que venham realizar a vacina na Unidade de Saúde, pois o local é mais apropriado para o procedimento”, destacou Rosângela, a qual pontuou ainda que é necessário estar com a carteira de vacinação para efetuar a vacina que não tem contra indicação.
Para garantir proteção completa, a imunização ocorre de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.
Destaca-se que as meninas de 12 a 13 anos que ainda não foram vacinadas devem procurar a Unidade de Saúde municipal para tomar a vacina. É preciso completar o esquema vacinal, pois só com a segunda dose a adolescente estará protegida.
Conforme dados da Secretaria de Saúde de Anita Garibaldi a procura pela imunização está grande no município anitense e o trabalho de divulgação nas escolas continua. 
 
Campo Belo promoverá um dia de ações voltadas a saúde e cidadania Anterior

Campo Belo promoverá um dia de ações voltadas a saúde e cidadania

Atividade física e saúde aliadas para a qualidade de vida Próximo

Atividade física e saúde aliadas para a qualidade de vida

Deixe seu comentário