logo RCN

Voluntários realizaram doação de sangue

São coletados de 400 a 450 ml de sangue por doador

Durante a quinta-feira (10) o Hemosc de Lages esteve na Unidade Básica de Saúde provisória em Anita Garibaldi realizando a coleta de sangue. Aproximadamente 50 voluntários conseguiram doar sangue, o número poderia ter sido maior se não fosse à falta de energia elétrica por volta das 15h45 no local, que impediu a realização de mais coletas.
A central da Celesc em Anita informou que 95% dos funcionários da companhia estavam paralisados no dia 10/09 devido a negociações internas, mas que os atendimentos emergenciais continuavam a ser realizados. Sendo assim, foi acionada a gerência regional da Celesc e uma equipe se deslocou da cidade de Lages para solucionar o problema em Anita.
A equipe do Hemosc - Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, informou que os equipamentos possuem carga através de bateria, mas que não seria o suficiente para completar as coletas somente desta forma.
Esta campanha do Hemosc é realizada geralmente duas vezes ao ano no município e facilita o acesso dos doadores anitenses.
De acordo com a agente administrativa do Hemosc, Adriana Nadal, a importância de doar sangue está relacionada a salvar vidas. "Uma doação é capaz de salvar até quatro vidas", comentou Adriana. 
A maioria dos doadores era por repetição, ou seja, já doaram outras vezes, mas a cada campanha novos voluntários participam. A recepcionista Ires Savariz Cossou faz seis anos que doa sangue. "E sempre estou disponível para ajudar a salvar vidas", disse a doadora. 
Antes do ato da coleta são realizados exames para certificar de que o doador realmente tem condições boas para a doação. Os requisitos são básicos: ter idade entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e ter boas condições de saúde. Todavia, mais fundamental do que estar entre o grupo de doadores é a solidariedade de doar sangue.

 

Santa Catarina comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos com bons índices Anterior

Santa Catarina comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos com bons índices

MUNICÍPIOS RECEBEM R$ 29 MILHÕES PARA INVESTIR NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE Próximo

MUNICÍPIOS RECEBEM R$ 29 MILHÕES PARA INVESTIR NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

Deixe seu comentário