logo RCN

Ministério Público e Secretaria de Saúde de Anita Garibaldi criam Grupo de Apoio para usuários de álcool e familiares

Ajudar usuários de álcool a superar o vício, através do acolhimento e da troca de informações. Esse é o objetivo de um projeto desenvolvido pela Promotoria de Justiça da Comarca de Anita Garibaldi, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa foi batizada como "Grupo de Apoio Recomeço". Os primeiros encontros acontecerão nos dia 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho, na Praça da Justiça, sempre com início às 19 horas.

A campanha foi impulsionada pela constatação de que o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas em Anita Garibaldi é a principal causa de vários problemas sociais, como abusos sexuais, situações relacionadas a violência contra mulheres, crianças e adolescentes, entre outros crimes.

"Percebemos que diversas demandas que chegam ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), como medidas protetivas de urgência por violência doméstica e familiar contra mulheres, abuso sexual contra menores e acolhimentos institucionais têm um pano de fundo, em regra, muito similar, e refletem o abuso de álcool, especialmente por parte dos homens", explica a Promotora de Justiça Gabriela Arenhart.

Nesse contexto, observou-se a ausência de políticas públicas para acompanhar os usuários de álcool. Anita Garibaldi ainda não possui um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender esse público, e os serviços prestados no âmbito da unidade básica de saúde são insuficientes para minimizar o problema.

O objetivo do Grupo de Apoio Recomeço é ser um ponto de encontro para quem lida com o alcoolismo, incluindo usuários e familiares. "Nosso propósito é acolher, disseminar informações sobre o assunto e servir de amparo para essas pessoas, mostrando que é possível tratar o vício e viver melhor", conclui a Promotora de Justiça.

O projeto é aberto à comunidade. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas na unidade de saúde de Anita Garibaldi, através do telefone (49) 3543-0271.

Banco da Família realiza ação voluntária para reduzir impacto do frio em famílias de Lages Anterior

Banco da Família realiza ação voluntária para reduzir impacto do frio em famílias de Lages

Anitense tem artigo cientifico publicado em livro Próximo

Anitense tem artigo cientifico publicado em livro

Deixe seu comentário