logo RCN

Região quer aumentar a participação da agricultura familiar na merenda escolar

“Você sabia que menos de 10% do valor que o Estado investe em alimentos da merenda escolar em nossa região vem da agricultura familiar?”. A informação é da Assessora Especial da Casa Civil do governo do Estado na Serra Catarinense e ex-prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova. Ela está apurando junto aos órgãos estaduais informações para aprofundar a discussão em favor dos pequenos produtores.

Uma reunião na tarde do dia 20 de março, no auditório da Amures, discutiu o assunto com representantes de cooperativas, produtores rurais, Epagri, Gerência Regional de Educação e integrantes da Secretaria de Estado da Educação. E debateu formas de se equacionar esse gargalo que se arrasta há anos e assegurar o aumento da participação dos produtores locais na merenda escolar.

“Esse dinheiro que o Estado investe na merenda escolar pode ficar na nossa região e fortalecer a agricultura familiar. Assim melhora a vida de quem trabalha no meio rural. É um desafio e ao mesmo tempo, uma missão avançar nesses índices”, afirmou.

O diretor de Administração da Secretaria de Estado da Educação, Cristiano Gabriel Brun e equipe técnica, defenderam na reunião a importância de valorizar o agricultor familiar e garantir a participação de seus produtos na merenda. Inclusive com adequações de normas que beneficiem os pequenos agricultores.

O extensionista rural da Epagri, José Luis Martins Alves e a extensionista social da Epagri, Vanessa Aparecida Melo aproveitaram para tirar dúvidas sobre os processos licitatórios do Estado para compra de alimentos dos produtores. A engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura, Josie Moraes Mota, também reforçou a necessidade de priorizar a compra dos alimentos da agricultura familiar.

O que preocupa é que hoje, mais de 90% dos alimentos que chegam às escolas da Serra Catarinense, são oriundos de outras regiões do Estado. Novas reuniões serão convocadas para discutir com mais propriedade como organizar o setor e beneficiar os agricultores familiares.

Prefeito de Celso Ramos acompanha início da pavimentação asfáltica em Santa Lúcia Anterior

Prefeito de Celso Ramos acompanha início da pavimentação asfáltica em Santa Lúcia

Lançamento oficial da 6ª Expo Abdon será nesta quinta-feira Próximo

Lançamento oficial da 6ª Expo Abdon será nesta quinta-feira

Deixe seu comentário