logo RCN

Novembro AZUL, a prevenção é dos homens

  • - Dr. Gabriel esclarece algumas dúvidas sobre o Novembro Azul

O mês de novembro tem um significado especial, principalmente para os homens, pois neste mês azul, o chamado de atenção é para a saúde do sexo masculino, principalmente para o câncer de próstata, e para falar um pouco sobre o assunto, o jornal Correio dos Lagos conversou com o médico Gabriel Duarte Johann, que tem 26 anos e atua na Unidade Básica de Saúde Central do município de Cerro Negro.

Correio dos Lagos - Assim como o outubro rosa o novembro azul também chama a atenção para a saúde, desta vez dos homens, como você avalia essas campanhas?

Gabriel Duarte Johann- Ambas são lembretes de cuidados que já deveriam estar incorporados a rotina das pessoas, a negligência a própria saúde é extremamente comum. O ''Azul, rosa, amarelo e vermelho'' são avisos, independente do gênero ou da cor da campanha, olhe para saúde do seu corpo, olhe para saúde da sua mente.

Correio dos Lagos - Porque novembro azul?

Gabriel - O novembro azul foi uma campanha que surgiu na Austrália para tratar da saúde masculina, claro que as cores não são mais arbitrárias ao gênero, mas o azul dessa campanha simboliza a atenção a saúde do homem.

Correio dos Lagos - Qual o foco da campanha?

Gabriel - Primeira coisa que vem à cabeça de todos é o câncer de próstata, mas a campanha é voltada a saúde do homem com mais abrangência. Há várias outras doenças extremamente prevalentes que medidas de prevenção tem importância inestimável em qualidade de vida em longo prazo. Além do câncer de próstata o novembro azul é um ótimo momento para se abordar temas como sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes, uso de álcool e tabagismo.

Correio dos Lagos - Você como profissional da área da saúde, tem observado que os homens estão cuidando mais da saúde e buscando a prevenção?

Gabriel - A procura tem aumentado, no entanto, ainda longe de ser o ideal, culturalmente o homem apresenta mais resistência perante as consultas médicas, velhos chavões como ''homem não fica doente; tenho o corpo fechado'' ainda estão presentes. Mas tenho visto homens jovens com preocupações justificadas por história familiar de pais hipertensos, diabéticos ou cardiopatas, o que traz a preocupação em vista da própria saúde e o desejo de prevenção.

Correio dos Lagos - Existem sintomas para o câncer de próstata? Quais seriam?

Gabriel - Nos quadros precoces, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, mas quando presentes podem ser aumento da frequência e urgência urinária, sangue na urina ou no esperma, jato fraco, hesitação, dor na micção. Em casos de doença avançada pode cursar com dor óssea, perda anormal de peso e perda de massa muscular.

Correio dos Lagos - Além do câncer de próstata enaltecido na campanha, quais os outros tipos de câncer que mais acometem os homens?

 Gabriel - Câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Outros tipos de câncer que são estatisticamente relevantes no sexo masculino são os canceres de via aérea (pulmão traqueia e brônquios) câncer de cólon e reto, câncer de estômago e câncer de boca.

Correio dos Lagos - Como prevenir?

Gabriel - O homem com 50 anos ou mais deve conversar com seu médico sobre as indicações, benefícios e riscos do toque retal e PSA (antígeno prostático específico). O Ministério da saúde não recomenda o rastreamento do câncer de próstata, procedimentos e testagens em excesso podem ser danosos ao paciente, contudo as situações devem ser individualizadas e avaliadas. Voltando a outros aspectos da saúde masculina, a aferição de pressão arterial é uma triagem simples que pode ser realizada sem idade limite para identificar hipertensos, bem como dosagem de perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos) e glicêmico (açúcar no sangue), considerando indicações específicas e fatores de risco.

Correio dos Lagos - Que dicas você repassa a população, principalmente aos homens neste mês de novembro?

Gabriel - Tenha um estilo de vida saudável, exercite-se, pelo menos 30 minutos de atividade física diária 5 vezes na semana, tenha uma alimentação balanceada, não fume, evite excessos. Procure seu médico com regularidade, deixe sua saúde em dia!


Secretaria de Saúde da Vargem promove evento voltado a saúde do homem Anterior

Secretaria de Saúde da Vargem promove evento voltado a saúde do homem

Saúde em pauta em Abdon Batista Próximo

Saúde em pauta em Abdon Batista

Deixe seu comentário