logo RCN

110 registros de bebês foram realizados em Anita Garibaldi em 2018

João e Maria continuam sendo os principais nomes escolhidos pelos papais de Anita Garibaldi ao saberem da chegada de um filho.

No ano de 2018 foram registrados no Cartório de Registro Civil, Interdições e Tutelas, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Anita Garibaldi, 110 nascimentos e destes um número expressivo escolheu chamar seus filhos de João para meninos e Maria para meninas, na grande maioria formando um nome composto, a exemplo: Maria Cecília ou João Pedro.

A oficial interina do Cartório Civil de Anita Garibaldi, Roseane Pagani Vieira Neves Lira comenta sobre as alterações da Lei nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973, bem como a utilização de nomes com escritas estrangeiras respeitando as regras ortográficas nacional e eventuais dificuldades que a adoção de um nome complexo pode trazer ao descendente.

Com a alteração da Lei nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973, através da Lei nº 13.484 de 26 de setembro de 2017 que passou a oportunizar os pais a escolherem o local da naturalidade dos filhos recém-nascidos durante o registro do nascimento. A lei anterior a alteração designava que o local da naturalidade seria o do nascimento, porém como muitos pequenos municípios não possuem maternidade, sendo esta uma realidade de Anita Garibaldi, a lei oportuniza os pais escolherem o local da naturalidade sendo o município de nascimento ou o município de residência da mãe. Durante o registro do recém-nascido é primordial informar o local de nascimento e a naturalidade do bebê.

Outra alteração de lei foi a circular 63 de 14 de novembro de 2017 que exige a constatação do CPF nas certidões de nascimento, casamento e óbitos. Todo recém-nascido, durante o registro realizado pelos pais já sairá dos cartórios com o número do Cadastro de Pessoa Física - CPF constando na Certidão de Nascimento.

Atualmente de acordo com informações repassadas pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Anita Garibaldi, Camila Amorim, estão registradas e fazem acompanhamento mensal na UBS, 78 gestantes, isso significa que neste ano de 2019 novos bebês irão chegar provavelmente com partos realizados na cidade de Lages, uma vez que o município não realiza mais esse tipo de atendimento no Hospital Frei Rogério.

Vale ressaltar que a escolha do nome deve levar em consideração não somente o gosto dos pais, mas também o futuro do filho que com nomes muito incomuns, podem sofrer bulling durante a fase escolar e adolescência.

O prazo para registro do bebê é de 15 dias, prorrogáveis por 45 dias quando o registro será realizado pela mãe. Nas localidades distantes, a mais de 30 quilômetros do cartório, o registro pode ser feito em até três meses.


Você já pensou em morar num container? Anterior

Você já pensou em morar num container?

Próximo

Mosca está causando prejuízos em Capão Alto

Deixe seu comentário