logo RCN

Sapataria Zanelatto após 60 anos está de volta a Celso Ramos

Depois de mais de 60 anos o conceituado sapateiro na região, Arlindo Zanelatto está de volta no município de Celso Ramos, onde tudo começou.

Foi no município celsoramense que o ainda jovem se descobria com o dom de fabricar e concertar calçados, cuidadosamente confeccionado à mão, ainda com 18 anos de idade.

A brilhante história de Zanelatto começou entre os anos de 1963 e 1964 quando ainda residia na casa de seus pais. No ano de 1969, casou-se com Clementina Suppi Zanelatto, mais conhecida por Clema e já recebendo propostas para trabalhar com o Ezequiel Pereira da Silva (In Memoriam) em Anita Garibaldi.

Alguns meses depois mudou-se para a cidade de Anita Garibaldi, onde continuou como sapateiro, residindo por 17 anos. E a história não parou por aí. Se estabeleceu em Campos Novos anos mais tarde, exercendo sempre a profissão de sapateiro e após 60 anos retornou a terra de origem.

Arlindo Zanelatto tem 78 anos e atua até os dias de hoje na fabricação de calçados masculino e feminino para todas as estações do ano e todas as ocasiões. Entre os modelos fabricados estão também os chinelos, botas, sapatilhas e guaiacas, um dos itens da indumentária gaúcha, sempre com encomendas.

O trabalho e a dedicação são reconhecidos de longa data em toda a região também na confecção de peças em couro da indumentária tradicionalista para diversos Piquetes e CTGs no sul do Brasil, com direito a demonstrações de seus produtos em encartes e revistas do segmento gaúcho. O reconhecimento chegou até nos Estados Unidos. No ano de 2024, Zanelatto e sua esposa fabricaram várias peças de guaiacas que foram vendidas para o país norte-americano.

“Fiz minha vida com este trabalho, fazendo sempre com muito amor e muita dedicação. Quando mudamos pra Anita, sempre estive junto de minha esposa, sempre trabalhando juntos, e estamos até hoje, trabalhando”, comentou Zanelatto.

A esposa Clema com os seus 76 anos de idade continua firme na produção dos calçados. “Você tem que fazer a vida naquilo que você gosta de fazer. Não naquilo que te dá desprezo. Precisamos trabalhar naquilo que adoramos e amamos fazer. Assim nos sentimos realizados e a nossa vida foi e é assim”, disse dona Clema.

O retorno a Celso Ramos trás junto muitas histórias e memórias do casal que é reconhecido pelo seu trabalho e o que chama a atenção também, é que ambos voltaram a residir após o período em que estiveram residindo em Anita e Campos Novos, a morar no mesmo local onde tudo começou, lá na década de 60. Arlindo e Clema tem três filhas e cinco netos.

A Sapataria Zanelatto está localizada na Av. Dom Daniel Hostin, centro de Celso Ramos, ao lado da APAE.

Formatura, promoção e entrega de equipamentos ao Corpo de Bombeiros de Anita Garibaldi Anterior

Formatura, promoção e entrega de equipamentos ao Corpo de Bombeiros de Anita Garibaldi

Ordem de Serviço é assinada e obras na Rua Frei Rogério recomeçam na segunda-feira, dia 28 Próximo

Ordem de Serviço é assinada e obras na Rua Frei Rogério recomeçam na segunda-feira, dia 28

Deixe seu comentário