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A diferença entre uma obra de restauração e uma reforma

O antigo Colégio José Zanchetti, localizado em Abdon Batista, construído em madeira, no ano de 1961 por descendentes de imigrantes italianos está passando por obras de restauração e reforma através de parceria entre o município e o Ministério do Turismo. Após as obras, o local será tombado como patrimônio histórico do município e passará a ser a Casa da Memória de Abdon Batista.
Em seu trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIPLAC/Lages, a acadêmica Kássia Lima Zanchett está elaborando uma proposta de restauração do Colégio José Zanchetti, com objetivo de valorizar os aspectos arquitetônicos, históricos e afetivos do colégio para o município.
A acadêmica destaca que há uma considerável diferença entre uma obra de restauração e uma obra de reforma e qual é a adequada para se aplicar no patrimônio histórico e arquitetônico:
Restauração: conjunto de operações destinadas a restabelecer a unidade da edificação, relativa à concepção original ou de intervenções significativas na sua história. O restauro deve ser baseado em análises e levantamentos inquestionáveis e a execução permitir a distinção entre o original e a intervenção. A restauração constitui o tipo de conservação que requer o maior número de ações especializadas (IPHAN).
Reforma: em uma obra de reforma, pode-se buscar por reaproveitamentos de materiais, se caracterizar por pequenas ou grandes alterações, sem levar em consideração aspectos históricos e arquitetônicos. Podem ser realizadas através de um levantamento simples da edificação, tratando-se de uma análise arquitetônica. Uma obra de reforma não é indicada para se aplicar em um patrimônio histórico, pois corre-se o risco de descaracterizar a edificação, perdendo características históricas importantes.
Kássia chama atenção para o cuidado que os responsáveis pela obra do Colégio José Zanchetti deverão tomar para que não sejam retiradas partes importantes da edificação, assim como respeitar o uso da técnica construtiva utilizada e os valores afetivos da população em relação ao colégio. A acadêmica aponta, ainda, que se caso for construído um novo anexo, que este seja de uma arquitetura contemporânea que se preocupe em dialogar com o patrimônio e também que as novas atividades concentradas nesse conjunto histórico possam perpetuar a história do colégio e as atividades culturais local.
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