logo RCN

Aberta a temporada de colheita de pitayas na Serra Catarinense

Na tarde de quinta-feira (05), foi aberta oficialmente a temporada de colheita da pitaya na propriedade Pitayas do Prado, na localidade de Barra do Salto, no município de Cerro Negro.
O fruto vem se consolidando como alternativa de fortalecimento da agricultura familiar e também como produto indutor do turismo regional.
O prefeito anfitrião Adelar Moraes, o Lai, agradeceu a presença de todos e destacou que a região dos lagos está caminhando em passos lentos, mas é formada por um povo trabalhador, que merece oportunidades. “Parabenizo o Ademir pela oportunidade de abrir as portas para novos investimentos e destaco aqui as parcerias de entidades, secretarias municipais. Nós como gestores públicos precisamos olhar com bons olhos pra todos, sabemos das dificuldades, mas a união da Amures, Governo do Estado, fazem a diferença. Agradeço a presença da Secretária Estadual de Turismo Catiane e ficamos felizes em ter uma secretária de estado olhando pela nossa região”, finalizou o prefeito.
Participaram da cerimônia os prefeitos de Cerro Negro, Adelar de Morais; de Anita Garibaldi, Henrique Menegazzo; de São José do Cerrito, Tainara Raitz; de Abdon Batista, Lucimar Salmória; de Celso Ramos, Alecsandro Pelozatto (Kinho); e de Brunópolis, Tânia Bortolini. Durante o ato, foi descerrada a fita inaugural, marcando oficialmente a abertura da colheita na propriedade do produtor Ademir do Prado.
Também prestigiaram o evento a assessora especial da Casa Civil na Serra Catarinense, Fernanda Córdova; empresários como o supermercadista Jackson Martendal; o presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense, Valdir Della Gustina; assessores parlamentares e representantes de diversos municípios. Segundo o produtor Ademir do Prado, a expectativa para esta safra é de aproximadamente oito toneladas de pitayas, de diferentes variedades cultivadas na propriedade.
Em sua fala, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, ressaltou a relevância da pitaya como produto turístico. “Esse fruto se associa a outros produtos da Serra Catarinense que formam a matriz econômica do turismo. Parabenizo o empresário Ademir do Prado pela iniciativa. Eventos como esse ajudam a promover a Serra Catarinense como destino turístico”, destacou.


Catiane Seif visita vinícola Abreu Garcia e sítio arqueológico de Casas Subterrâneas 

Cumprindo agenda na Serra Catarinense, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, pernoitou na Pousada RM, em Abdon Batista, e na manhã desta sexta-feira (06) visitou a vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul. Esta foi a primeira vez que a vinícola recebeu uma secretária de Estado do Turismo.
A recepção foi conduzida pelo enólogo Leonardo Ferrari e contou com a presença das prefeitas de São José do Cerrito, Tainara Raitz; de Correia Pinto, Lucia Ortiz; de Brunópolis, Tânia Bortolini; além do prefeito em exercício de Ponte Alta, Lauri Antunes da Silva.
No período da tarde, após almoço na Fazenda Senhor do Bom Fim, considerada a maior hospedaria de São José do Cerrito, a secretária visitou um dos sítios arqueológicos de Casas Subterrâneas, na localidade de Rincão dos Albinos, importante patrimônio histórico e cultural da região.
A comitiva foi ampliada com a participação dos prefeitos de Urubici, Leandro Corrêa; de Lages, Carmen Zanotto; de Rio Rufino, Ademar Sartor; e de Cerro Negro, Adelar de Morais. Durante o encontro com a secretária, os gestores tiveram a oportunidade de apresentar demandas e dialogar sobre ações para o fortalecimento do turismo regional.

PMSC lança Operação Alegria para segurança no carnaval 2026 Anterior

PMSC lança Operação Alegria para segurança no carnaval 2026

Correio dos Lagos celebra mil edições com reconhecimento e gratidão Próximo

Correio dos Lagos celebra mil edições com reconhecimento e gratidão

Deixe seu comentário