logo RCN

Amures recebe nesta quinta-feira dados geoespaciais da Serra Catarinense

  • Divulgação -

Na quinta-feira acontece a entrega dos discos rígidos com os dados geoespaciais do programa Levantamento Aerofotogramétrico. O ato de entrega acontece na AMURES em Lages.

 O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Paulo Bornhausen procederá na manhã desta quinta-feira, a entrega dos discos rígidos com os dados geoespaciais do programa Levantamento Aerofotogramétrico. A solenidade iniciará às 8h30min, no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) com a confirmação de presença dos prefeitos e dos secretários Regionais de Lages, Gabriel Ribeiro e de São Joaquim, Solange Pagani.

O Levantamento Aerofotogramétrico iniciou em 2008, mas ganhou agilidade há dois anos pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. Entre as funcionalidades do programa, destacam-se o uso para planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias.

No projeto foram utilizadas três aeronaves ao mesmo tempo, que fizeram as fotografias aéreas métricas com calibragem controlada, entre 2010 e 2012. O Levantamento Aerofotogramétrico teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões e permite a visualização nítida de imagens a partir do tamanho de um metro.

 

 LEVANTAMENTO

 O levantamento aerofotogramétrico de Santa Catarina é o mapeamento, na escala de 1:10.000, o recurso hídrico e a altimetria de todo o Estado. Os dados do projeto serão base para os municípios na elaboração de seus planejamentos territoriais e qualificarão o processo de planejamento urbano, rural e costeiro ao longo dos próximos 15 anos. Ao final de 2011, 100% do território catarinense já estava fotografado.

 

APLICAÇÕES

 - Planejamento Costeiro, Urbano e Rural;

- Avaliação Ambiental Integrada;

- Zoneamento Ecológico Econômico;

- Efeitos de mudanças Climáticas;

- Estudos de Potencial Hidroelétrico;

- Realocação de moradias em Catástrofes;

- Georeferenciamento de Imóveis Rurais

- Planos diretores Municipais;

- Planejamento de Ocupação Urbano/Rural;

- Proteção contra poluição em estuários e costa;

- Delimitação das ruas a serem atingidas pelas enchentes (Zonas de Risco Municipais);

- Planejamento e Construção de estradas.

 

 

 

Secretário Gabriel Ribeiro teve audiência na SDS Anterior

Secretário Gabriel Ribeiro teve audiência na SDS

Jantar marcou encontro de empresários do setor madeireiros Próximo

Jantar marcou encontro de empresários do setor madeireiros

Deixe seu comentário