logo RCN

BAESA realiza ações durante a Semana de Sustentabilidade

A apresentação de cases bem sucedidos de projetos sustentáveis foi a grande atração da Semana de Sustentabilidade BAESA, realizada de 25 a 29 de setembro em municípios da Região dos Lagos.

A apresentação de cases bem sucedidos de projetos sustentáveis foi a grande atração da Semana de Sustentabilidade BAESA, realizada de 25 a 29 de setembro em municípios da Região dos Lagos.
De modo didático, os cases mostraram que a sustentabilidade deve ser vista não apenas como uma ação de filantropia, mas principalmente como boa oportunidade de negócios. É o caso, por exemplo, do case "Gerando Valor: Lixo Zero", apresentado pelo consultor André Montagna. Em sua explanação, ele foi enfático em destacar que a prática do reaproveitamento de resíduos sólidos deve ser adotada também para gerar renda às pessoas. 
A experiência bem sucedida do projeto "Descarte Certo: logística reversa, uma opção de futuro", desenvolvido pela prefeitura de Vacaria, é outro bom exemplo da preocupação com a destinação correta dos resíduos sólidos. Com a orientação do Poder Público, a comunidade entendeu a importância de participar do processo, fazendo a separação dos resíduos e evitando o descarte inadequado. 
Outros cases bem sucedidos são referentes aos projetos de monitoramento da ictiofauna no reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Um deles diz respeito ao projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que estuda o repovoamento da piracanjuba, espécie nativa da região que funciona como indicador de qualidade ambiental, já que se trata de um peixe bastante sensível a mudanças no ecossistema, pois se alimenta à base de insetos, outros peixes e pequenos frutos que caem na água, o que requer a presença de mata ciliar intacta. 

Projeto Litro de Luz

Outra ação bem interessante foi a concretização do projeto Litro de Luz, iniciativa que consiste na instalação de um poste de iluminação que funciona à base de placa solar e garrafa pet. A experiência inovadora foi realizada no Centro de Educação Ambiental, em Anita Garibaldi. 
Com a participação de alunos das escolas do município, o projeto ensinou uma alternativa sustentável e acessível de iluminação para milhões de pessoas que ainda não conseguem desfrutar desse benefício tão importante. 

99 - Cópia.jpg

 

Primeira piscina do Parque Aquático está na reta final Anterior

Primeira piscina do Parque Aquático está na reta final

Próximo

Epagri elabora planejamento de atividades com apoio da comunidade

Deixe seu comentário