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Campo Belo do Sul discute oportunidades em meio a crise

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Uma noite para despertar a ação! Assim pode - se resumir o workshop 'Apertem os cintos: o cliente sumiu!', promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Belo do Sul, em parceria com a FCDL, no dia 05 de julho. Durante duas horas, o professor Emmanoel José Lourenço refletiu oportunidades, focadas em estratégias de marketing e vendas, para o comércio ser mais assertivo num contexto econômico desfavorável. Antes, o palestrante fez o cliente oculto em seis empresas da cidade e abriu o workshop destacando pontos positivos e negativos do comércio local.
Segundo Lourenço, conhecer a cultura, o atendimento e as peculiaridades locais ajudam a compreender e melhor realizar a palestra. "Essa imersão nos faz compreender as nuances de uma cidade ou região para outra. Em Campo Belo percebemos que a relação amiga com o cliente faz toda a diferença", revelou.
"Precisamos compreender o comportamento do consumidor. Precisamos fazer análise de perfil, não simplesmente cadastro. Falta ações de pós-venda e fidelização. Na realidade, a grande maioria das empresas não foca em planejamento e ações de gerenciamento de crise. Se passarem a dar atenção a esses pontos, os resultados virão com certeza", enfatizou Lourenço, que é especialista em Comunicação Integrada de Marketing e em Comportamento e Gestão de Pessoas.
O palestrante destacou aspectos voltados ao microambiente, no qual a empresa pode intervir diretamente, e no macroambiente, que influência na vida da empresa mas ela não tem domínio sobre esses aspectos como: economia, situações climáticas, demográficas entre outros. Também foi abordado o comportamento do consumidor frente a produtos e serviços de natureza básica e supérflua.
Público aprovou
"Aprendemos aqui como fazer o diferencial. Precisamos ter mais coerência, se interessar por ele, saber o nome, como vai a família, quais são os sonhos dele? Estamos muito satisfeitos pela presença do professor Emmanoel. Como ele tem muita vivência, viaja pelo Estado, pôde nos ajudar com sua experiência. Aprendi que não posso encarar o cliente pelo o que tem, ou o que não tem, pela sua forma de estar vestido. Esse vai pagar à vista, esse vai fazer parcelado. Pré-julgamento é furada", enfatizou Sadieze de Lima, da empresa Martarello Móveis.
"Muito interessante. Aprendi que a abordagem é muito importante, ter o feedback do cliente, o pós-venda. Algo que me marcou muito na palestra foi entender qual é o tempo do cliente pra mim? Qual o melhor horário para eu poder atendê-lo?", revelou Luciano Atanázio, da Quinquinhos Mercearia.
"Ficou uma mensagem de otimismo, de Deus no controle. Reforçou a importância de ter um diferencial, seja atendimento, seja horário, variedade, espaço físico. O Emmanoel me fez refletir meu comportamento, pois eu posso ser amiga do cliente. Tem muito cliente que quer atenção, conversar, desabafar e o negócio vai acontecer com naturalidade. Mas se também não deixarmos claro as coisas, ele pode confundir e abusar da confiança, e isso pode prejudicar o negócio", frisou Lucimar Raithz, da Moda Lú.
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