logo RCN

Campo Belo terá Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

  Em atendimento a Lei 12.305/2010, no ano de 2014 foi elaborado pelo Setor de Engenharia Ambiental/CAV/UDESC e supervisionado pelo CISAMA o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PIGRIS que abrange 17 municípios da Serra Catarinense, sendo eles: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.

  Dentro deste Plano foram estabelecidas algumas metas para serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. E, uma dessas metas é a implantação de cinco Centrais de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - CGRS, as quais foram estrategicamente distribuídas em setores. Cada setor abrange determinado número de municípios, os quais foram agregados devido a sua localização, característica e quantidade de resíduos produzidos diariamente.

  No que diz respeito aos municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Cerro Negro estes foram agrupados em um setor denominado Sudoeste. No Setor Sudoeste será implantada a primeira Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, cuja estrutura física estará locada no município de Campo Belo do Sul.

  Esta Central objetiva receber todo o material reciclado produzido nesses municípios, os quais serão triados por tipo de material (como por exemplo: papel, plástico, alumínio, vidro e outros) e então serão armazenados para uma posterior venda. Será então estudada uma logística para a coleta em dias alternados desses materiais dividido entre coleta seletiva e a coleta convencional (a qual irá levar o material orgânico e rejeitos produzidos).

  Na sexta-feira, dia 14, a Caixa Econômica Federal autorizou a licitação para a construção do barracão onde irá funcionar a Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no valor de R$ 468.087,02. Portanto, nos próximos meses, a obra já deverá ser iniciada. Nas próximas semanas, espera-se também que o projeto para a aquisição de equipamentos (esteira de catação, prensa, balança, talha elétrica e outros) também seja aprovada.

  Com a finalização da obra, esta será então gerida por uma Cooperativa Intermunicipal de Catadores de Resíduos Sólidos a ser constituída nos quatro municípios citados. Essa Cooperativa será a responsável pelo trabalho de: Educação ambiental porta a porta relacionado aos resíduos sólidos; Coleta de materiais recicláveis; Triagem dos materiais recicláveis; e venda dos materiais triados.

  As atuais empresas continuarão realizando a coleta nos municípios, conforme ocorre atualmente, porém, só coletarão de uma parte dos materiais (orgânicos e rejeitos).

  Para o auxílio da constituição e formação desta Cooperativa, o CISAMA através do termo de cooperação trabalha juntamente com a Incubadora Tecnológica de Cooperativa Populares - ITCP/Uniplac.

  Com a realização desta meta, será possível diminuir o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente melhorando a qualidade de vida da população. Ocorrerá também a redução do uso da matéria-prima para a realização de novos insumos, bem como a redução da destinação de lixo para os aterros sanitários, aumentando a sua vida útil e gerando economia aos municípios em vista que o valor pago se refere a cada tonelada de lixo enviado. Ainda através da constituição da cooperativa será possível a geração de trabalho e renda a pessoas que atualmente encontram-se em estado de vulnerabilidade social.

  O local da cooperativa é um terreno de posse da prefeitura que se situa a aproximadamente 1,5 km do perímetro urbano de Campo Belo do Sul, sentido Capão Alto.


Abdon Batista entrega motocicleta ao DMAE Anterior

Abdon Batista entrega motocicleta ao DMAE

Balsa Ceregatti entrará em funcionamento em breve Próximo

Balsa Ceregatti entrará em funcionamento em breve

Deixe seu comentário