Projeto Atitude Verde e Consciente2025 é lançado em Anita Garibaldi
Chuva de granizo causa estragos em municípios da Região dos Lagos

Fotos: WhatsApp
A sexta - feira (6) foi assustadora para moradores de algumas comunidades do interior de Anita Garibaldi. Cerca de 70 residências foram atingidas, principalmente nas comunidades de Flor Azul, Arrozal, Santa Terezinha, Carijos, Barro Preto e Caçadorzinho.
Na comunidade Flor Azul diversas casas foram danificadas pelo granizo. Edmundo dos Santos, mais conhecido por Mundico, morador da comunidade há mais de 40 anos, diz nunca ter vivenciado cenas como a que presenciou na sexta - feira. "A gente fica apavorado vendo brasilit de 6mm ser perfurado pelas pedras. Na cancha de bocha da comunidade, com aproximadamente 30 metros, não ficou nenhuma folha sem ser perfurada. Na minha propriedade cerca 310 folhas de brasilit foram danificadas, móveis foram molhados, forro perfurado e até as araucárias foram desgalhadas. Minha neta estava na minha casa, com três anos de idade, ficou assustada, algo muito triste", relatou.
O coordenador da Defesa Civil, Miltinho Borges destaca que um levantamento foi realizado no final de semana e mais de 300 metros de lonas foram distribuídos, porém a procura ainda acontece nesta segunda - feira (9). Ele destaca que o cadastramento no sistema da Defesa Civil do Estado está sendo realizado e acredita que até amanhã, no final da tarde, as folhas de cobertura cheguem ao município. Miltinho pede para que as famílias tenham um pouco de paciência e que não troquem as coberturas por conta própria, pois se isso foi feito eles não terão mais direito. "Estamos agilizando o cadastramento e acreditamos que até amanhã no final da tarde conseguiremos distribuir as folhas de brasilit para as famílias atingidas, por isso pedimos a população um pouco de paciência", comentou o coordenador.
O município de Celso Ramos também foi fortemente atingido pela chuva de granizo. A prefeitura decretou situação de emergência, pois estima - se que somente na comunidade de Novo Sul, uma das mais castigadas, foram aproximadamente 50 casas e galpões danificados. A agricultura também sofreu perdas, principalmente a fruticultura, como a produção de uvas.
Em Pinhal da Serra fortes ventos e chuva de granizo também assustaram moradores e causaram destruição. A Secretaria de Assistência Social realizou a distribuição de coberturas para auxiliar as famílias atingidas.
Deixe seu comentário