Empresários participam de II Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica

No final do mês de outubro, empresários da indústria gráfica da Serra Catarinense compareceram com cerca de outros 400 participantes dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul ao II Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica, que ocorreu na Sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. Essa foi a primeira vez que o evento foi promovido entre as associações da indústria gráfica Abigraf's dos três estados, o que buscou aproximar os empresários gráficos da Região Sul do Brasil, promovendo ainda mais a interação e a troca de informações entre eles.
Em um mesmo lugar, empresários, empreendedores, gestores, palestrantes e fornecedores de insumos gráficos estiveram reunidos com o objetivo de buscar oportunidades de negócios, conhecer as tendências do setor e aprimorar a gestão dos seus empreendimentos. Além disso, o evento contou com a exposição de equipamentos de impressão digital e dos estandes dos patrocinadores, que trouxeram ainda mais novidades.
Para o presidente Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional Santa Catarina (Abigraf-SC), Cidnei Luiz Barozzi, o seminário foi sucesso. "Hoje, Santa Catarina foi o palco de um grande evento da indústria gráfica sul brasileira. O seminário atendeu todas as nossas expectativas, desde a presença dos expositores, o comparecimento do público e os temas das palestras, que procuraram abordar o futuro da indústria gráfica".
A importância da região sul para o cenário nacional foi destacada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Levi Ceregato. "Vale lembrar que 30% da população brasileira está aqui e pouco mais de 17% do PIB".
O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, traçou um panorama do setor gráfico brasileiro e destacou a importância da atividade, que representa cerca de 3% na indústria de transformação nacional e é formada por 21 mil estabelecimentos que empregam cerca de 200 mil trabalhadores. Em 2015, a produção do setor totalizou R$ 45 bilhões.
Palestras
O encontro abordou temas, como Novos tempos exigem novas atitudes e Mudanças frente às novas aplicações das tecnologias, tratando das novas tecnologias que estão trazendo cada vez mais velocidade para o mercado e para acompanhar não é necessário apenas investir, mas também se adaptar às mudanças e ter conhecimento para lidar com as atualizações.
Outro assunto abordado foi: As diferenças na avaliação de custos e formação de preços entre Offset e Impressão Digital. Atualmente a diferença está na adaptação aos modelos de negócios específicos e não na qualidade da impressão. "As tecnologias estão disponíveis e o que mais interessa é a que se adapta melhor ao produto e aos negócios dos clientes", destacou o autor do livro "Manual do Gestor da Indústria Gráfica", o engenheiro Flavio Botana, palestrante no evento.
A impressão das coisas foi abordada pelo diretor de Relações Institucionais da Abigraf Nacional, Reinaldo Espinosa. "A indústria gráfica é antiga, mas não é velha. Nós somos uma indústria absolutamente moderna, com altos investimentos em tecnologia. Precisamos agora integrar as novas mídias às plataformas digitais. Vamos surfar em uma nova onda e isso requer uma atitude diferente".
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