Diretor regional do Banco da Família, Odivar Bonetti
O Banco da Família inaugurou em dezembro de 2014 um posto de atendimento no município de Anita Garibaldi. Para conhecer mais sobre a instituição, o diretor regional Odivar Bonetti conta em entrevista um pouco da história e da razão da existência e algumas particularidades do Banco da Família. Confira:
Correio dos Lagos - Que tipo de instituição é o Banco da Família?
Odivar Bonetti - O Banco da Família é uma instituição do terceiro setor, que tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida, atuando em microfinanças como agente de transformação social. De alguma forma procuramos participar como fomentadores financiando os pequenos projetos que tenham esta finalidade.
Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e regulados pelo Ministério da Justiça. Apesar de possuirmos em nosso nome fantasia o termo Banco, desempenhamos um papel diferente, pois não abrimos conta corrente, não cobramos IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), não captamos recursos em CDBs, fundos e poupança.
Nossa atuação é em operações de crédito que auxiliem as famílias, os empreendedores na geração de renda e, por conseguinte permitam a formalização de suas atividades.
Correio dos Lagos - O que diferencia o Banco da Família dos bancos do sistema bancário tradicional?
Odivar - Atuamos em pequenos empréstimos onde nossos agentes visitam todos os clientes. Esta visita tem por objetivo conhecer o cliente e verificar se o empréstimo solicitado está de acordo com as premissas do Banco da Família e dentro da capacidade de pagamento do cliente. Este é um grande diferencial.
Outro diferencial bastante significativo está na finalidade do crédito: o Banco da Família não financia o consumo, mas toda a necessidade que, de alguma forma, proporcione geração de renda e melhoria da qualidade de vida.
Ainda participamos do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado (PNMPO), onde buscamos dar orientações ao cliente que despertem a importância do crédito consciente e permitam uma melhor gestão financeira.
Estamos ainda em constante interação com a comunidade. O Banco da Família possui uma palestra de educação financeira que é apresentada pelas empresas e entidades que solicitarem.
Correio dos Lagos - Qual o propósito da existência do Banco da Família, nos aspectos negócio e missão?
Odivar - O Banco da Família surgiu em 1998 como Banco da Mulher, numa iniciativa da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Lages). Em 2003 alterou seu nome fantasia para Banco da Família justamente para atender não apenas as mulheres, mas todas as pessoas que necessitavam de crédito para empreender.
Correio dos Lagos - Qual o perfil do público atendido?
Odivar - Nosso foco de atuação são os clientes que pertencem às classes C, D e E. Também atendemos eventualmente clientes das classes A e B.
Analisamos as solicitações de crédito das pessoas que possuem atividade formal ou informal, pessoas físicas ou jurídicas que possuam renda comprovada ou não. Isso não garante que vamos aprovar todos os créditos nesta situação, porém estamos dispostos a analisar estes casos.
Correio dos Lagos - Como funciona a metodologia de trabalho da instituição, através da figura do agente de crédito?
Odivar - O agente de crédito possui um papel fundamental no trabalho executado pelo Banco da Família. Ele é o elo entre o Banco e o cliente. É o agente que está, diariamente, em contato com os clientes. Reforço que: todos os nossos clientes recebem a visita do agente de crédito para a confecção do levantamento sócio econômico, ferramenta que o agente utiliza para verificar a capacidade de pagamento e a margem de endividamento do cliente.
Correio dos Lagos - Como o Banco da Família pode apoiar os pequenos negócios formais e informais?
Odivar - Com o atendimento personalizado, com a proximidade e orientação podemos servir como opção aos empreendedores formais e informais e as famílias de maneira geral, com pequenos empréstimos que chamamos de microcrédito.
Temos um diferencial para os Microempreendedores Individuais (MEI), pois operamos o Juro Zero, programa de financiamento onde os juros da operação serão pagos pelo Governo do Estado. Para que isso ocorra o contrato precisa ser pago com pontualidade.
Correio dos Lagos - O que levou o Banco da Família a abrir um posto de atendimento em Anita Garibaldi? Quais os municípios atendidos pela unidade?
Odivar - Este movimento faz parte de uma estratégia de expansão do Banco da Família, que atualmente conta com 17 unidades, sendo 4 no Rio Grande do Sul e 13 em Santa Catarina, com objetivo de estar mais próximo dos clientes.
Desta forma definimos pela abertura de uma unidade na Região dos Lagos, para proporcionar maior conveniência as pessoas que não precisam mais se deslocar a Lages para contratar seus empréstimos.
Correio dos Lagos - Quais as metas para 2015 para Anita Garibaldi e Região?
Odivar - Temos como objetivo consolidar nossa presença na Região e nos tornarmos conhecidos e reconhecidos pelos nossos clientes. Nossa meta é, de alguma forma, participar do desenvolvimento das regiões onde estamos inseridos, e em Anita Garibaldi e Região dos Lagos isso não poderia ser diferente.
As pessoas interessadas em conhecer o Banco da Família, nossos produtos e nossos serviços podem procurar nossa unidade em Anita Garibaldi e falar com o Francisco e Graziely, que eles estarão prontos a atendê-los.
Deixe seu comentário