logo RCN

Governo lança programa Internet para Todos

Foco é levar internet via satélite para municípios sem conexão

  O presidente Michel Temer lançou oficialmente na segunda-feira (12/3) o programa Internet para Todos, que visa levar acesso de internet banda larga de alta velocidade a locais longe de grandes centros no Brasil.

  A conexão será fornecida por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.

  O evento, realizado em Brasília, também marcou a sanção do projeto aprovado no Congresso Nacional que libera R$ 2 bilhões para os municípios desenvolverem ações nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.

  Temer destacou em seu discurso que está cumprindo com sua palavra de efetivar um programa e dar apoio às prefeituras por meio da renegociação das dívidas e do auxílio financeiro prometido no ano passado. "Eu acho que nós estamos colocando o Brasil no mundo moderno, trazendo a modernidade para o país. (?) Desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países mais avançados do mundo, nós estamos levando banda larga para todos os municípios brasileiros", declarou Temer.

Prefeitos

 

  A cerimônia contou com presença de 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet com preço reduzido.
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), até na segunda - feira, quase metade dos municípios brasileiros (2.766) cidades, concluíram o cadastro na plataforma e foram consideradas aptos para formalizar a adesão ao programa.

  Após a assinatura da adesão, a previsão é de que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

Primeiras antenas

  Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, os primeiros municípios que aderirem ao programa terão as antenas instaladas no mês de maio. O Ministério informou ainda que não há custo para as prefeituras.

Municípios da Região dos Lagos aderiram ao programa

  Internet às comunidades do interior dos municípios será uma realidade também em Anita Garibaldi, Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro e Celso Ramos.

  Os prefeitos assinaram o termo de adesão ao programa. A prefeito Milena Becher, de Vargem, participou do evento e assinou o termo de adesão ao programa em Brasília, já o prefeito Ondino  Ribeiro de Medeiros, de Celso Ramos, assinou em seu gabinete. Os demais prefeitos também aderiram ao programa e em breve deverá ser instalada a antena levando informação e acesso a tecnologia também a esses locais.

 

Polícia Civil efetuou prisão em flagrante por posse de arma Anterior

Polícia Civil efetuou prisão em flagrante por posse de arma

Costelaço reuniu amigos e familiares de Ina Matos Próximo

Costelaço reuniu amigos e familiares de Ina Matos

Deixe seu comentário