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JORNAIS

O elevado impacto e credibilidade dos jornais. Essa característica única faz do jornal um meio obrigatório para marcas.
Jornais, são junto com as revistas, as mídias pioneiras e crescerem muito no século 20, com as transformações na vida da sociedade e a maior demanda por jornalismo independente, informação confiável e publicidade crível.
Os jornais, em especial, tornaram-se parte do hábito diário das pessoas de  maior educação e cultura e passaram praticamente a definir a agenda, não apenas de seus leitores, assinantes e compradores, como toda a comunidade que a servem.
Daí a grande relevância de o jornal ser honesto, preciso, neutro e corajoso. Os que não seguem essa orientação, seja nas ditaduras, seja na, só comprovam, pela exceção, o valor inestimável do meio para a sociedade e para a publicidade. 
O meio destaca-se de modo importante como um mecanismo de lançamento de novidades, construção e manutenção e reputação das marcas, empresas e instituição em geral. Em uma única expressão, o que sai no jornal é o que passa o sentido de que de fato aconteceu.
Com o advento e crescimento do digital, nas duas últimas décadas, os jornais sofreram com a queda do volume dos classificados, da publicidade em geral e até de leitores de suas leitores de suas versões impressas, que em parte têm sido compensadas pela expansão das versões digitais. 
Os jornais estabelecem uma relação de hábito, intimidade e confiança com seus leitores - na versão impressa ou digital -, funcionando como um guia permanente de navegação das pessoas com os fatos, as opiniões e as tendências de pensamento e comportamento.  Os jornais são elementos essenciais para moldar as comunidades, do local ao nacional, inclusive porque são referência constante para os demais meios, como a TV, rádio e a internet. 
Essa característica única de disseminação de informação confiável e de formação de opinião faz do jornal um meio obrigatório para marcas. Não é sem razão, portanto, que praticamente nenhuma marca líder e de valor não seja anunciante dos jornais e que aquelas que delas afastam rapidamente se que dão conta da falta que faz anunciar em suas páginas impressas e digitais.
(SAMPAIO, Rafael. O elevado impacto e credibilidade dos jornais. Diário Catarinense. Florianópolis, 3 de abril de 2017).

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