logo RCN

Municípios da Amures aderem ao programa SC Bem Mais Simples

Os Municípios de Lages, Otacílio Costa, Painel e Campo Belo do Sul aderiram na manhã desta terça-feira (20), na Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), ao SC Bem Mais Simples, novo programa do Governo do Estado que visa a facilitação do processo de abertura e fechamento de empresas em Santa Catarina.
O programa pretende diminuir os entraves para aberturas, licenciamentos, alvarás, entre outros processos para empresas, mediante o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES) e o princípio da Autodeclaração. Dessa forma, a atividade econômica ou o imóvel que for enquadrado como de baixo grau de risco sanitário, baixo potencial poluidor ou baixa complexidade, receberá automaticamente o documento de liberação e poderá prosseguir com o processo de autorização para o funcionamento da empresa.
O trabalho é realizado em conjunto pelos membros da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros Militar.
 Simplificação
Para a Vigilante Sanitária do Estado, Gerente de Inspeção de Produtos e Serviços de Saúde, Simone Terezinha Stolt, o processo de simplificação necessitou de um olhar mais crítico, tento em vista o escopo de atuação da Vigilância Sanitária.
De acordo com a Anvisa, em 2014, o Brasil possuía 3.257.068 empresas sujeitas à atuação da vigilância sanitária, dessas 76% seriam classificadas como de baixo risco, 16% dependente de informação e 8% de alto risco. Isso significa que 3 em cada 4 empresas que atuam com atividades relacionadas à saúde poderiam ter um procedimento automático para a emissão da licença sanitária pelas autoridades locais.
Atualmente o Brasil tem um dos maiores prazos para abertura de empresa do mundo, chegando a atingir 119 dias para a efetivação. "Para mudar este quadro, contamos com a participação dos prefeitos e representantes de toda a região, para conhecerem o projeto e firmarem o termo de compromisso para implantação do SC Bem Mais Simples nos municípios", afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.
Polícia Civil prende traficante com um quilo de droga em Campo Belo Anterior

Polícia Civil prende traficante com um quilo de droga em Campo Belo

Moradores de Celso Ramos colhem alimentos gigantes Próximo

Moradores de Celso Ramos colhem alimentos gigantes

Deixe seu comentário