logo RCN

Novo secretário na educação municipal de Anita Garibaldi

Desde o último mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Anita Garibaldi está com novo secretário. Miguel Dutra assumiu o cargo em um momento em que a educação da rede municipal passa por mudanças. Professor há 26 anos, também foi vereador por dois mandatos. Em entrevista, ele comenta sobre seus objetivos à frente do setor público, o cronograma em curto prazo dos trabalhos da secretaria, bem como projetos e ações que estão sendo desenvolvidas em busca de melhorias para o ensino. 

Correio dos Lagos - Qual sua visão e intenções com relação ao trabalho em desenvolvimento na Secretaria e Educação?
Miguel Dutra
- Pretendo dar continuidade ao trabalho em execução, como os projetos voltados à educação, cito o "Janela do Conhecimento" e o Plano Anual de Atividades Esportivas desenvolvido pelo Clube Esportivo e Recreativo Anitense (CERA), bem como será implantado o Projeto em parceria com o setor de Meio Ambiente, que irá trabalhar a questão do cuidado com o lixo, desde separação até compostagem, hortas escolares e todo o contexto de educação ambiental. A intenção é que os alunos levem para casa esse conhecimento, sendo multiplicadores. Vamos trabalhar em vínculo com a família, pois é em casa a primeira escola.

Correio dos Lagos - A necessidade na ampliação da estrutura física da rede de ensino do município é algo que demostra urgência. Há novidades quanto a isso?
Miguel
- É uma necessidade ter uma nova escola para o ensino fundamental do município. Já foi cadastrado no PAR, junto ao Ministério da Educação, um projeto para construção de um espaço educativo urbano com 12 salas, auditório, biblioteca e demais ambientes que proporcionem conforto, tendo capacidade de atendimento para 780 alunos, que seria a nova escola municipal. Na próxima semana o prefeito João Cidinei irá para Brasília e levará em mãos o projeto para a certificação de não haver pendências. Necessitamos, também, renovar a frota do transporte escolar. Para tal já foi cadastrado projeto para aquisição de 18 ônibus. Isso não quer dizer que todos venham juntos, mas aos poucos vamos conseguir melhorar a frota. Outra necessidade é ampliar o espaço do Centro de Educação Infantil Anir Dalmora, no bairro Borges, para que toda a rede infantil (até cinco anos) seja atendida lá. Fomos em busca de uma emenda parlamentar, já com projeto pronto, através do gabinete da deputada estadual Ana Paula Lima, para a construção de mais quatro salas de aula.


Correio dos Lagos - No final do ano de 2017, através de acordo entre município e estado, os alunos do Ensino Fundamental 2 da Escola José Borges da Silva migraram para a Escola Estadual Padre Antônio Vieira. O que isso muda no contexto geral e estruturas de ensino?
Miguel
- A Prefeitura havia alugado o espaço onde funcionou em 2017 o Centro de Educação Infantil com alunos de 4 e 5 anos, porém o espaço precisou ser ocupado pela proprietária. A estrutura do C.E.I. Anir Dalmora no bairro Borges não tem capacidade para comportar todos os alunos, então o que no princípio do acordo era de que as crianças de 4 e 5 anos viessem para a Escola José Borges, agora são apenas os alunos de 5 anos, os demais ficarão na creche. Aqueles que completam 5 anos até 31 de março. Continua igual à mudança dos alunos de 6º ao 9º ano para a Escola Padre Antônio, ou seja, o Fundamental 2, e o Fundamental 1 permanece no município. Para essa mudança de escolas (José Borges e Padre Antônio) não é necessário fazer matrícula, pois é automático. Ainda há falta de espaço na creche para atender todos os alunos e na José Borges também não comportaria toda essa demanda, isso justifica a iniciativa.

Correio dos Lagos - Como ficou a situação dos professores do Ensino Fundamental 2 que trabalham na Escola José Borges, visto que não há mais alunos dessa faixa no município?
Miguel
- Com a migração dos alunos da José Borges para a Escola Padre Antônio Vieira, houve uma redução na necessidade de professores. Esses educadores foram remanejados para outras turmas.

Correio dos Lagos - Sendo Infantil e Fundamental o ensino a partir desse ano na Escola José Borges, houve mudanças na direção da instituição?
Miguel
- Houve alterações. A nova diretora é a professora Eliane Matos Gracietti, juntamente com Janice Maria Hermes Fernandes.

Correio dos Lagos - Tendo em vista que o projeto para nova escola já está cadastrado, a pretensão é reduzir o tempo em que os alunos do Fundamental 2 estudarão na rede estadual?
Miguel
- Sim. A medida que tiver um novo local, é obrigação do município o Ensino Fundamental. Queremos oferecer espaço adequado.

Correio dos Lagos - Na comunidade de Nossa Senhora de Lourdes está em construção uma escola municipal. Qual o prazo previsto de conclusão?
Miguel
- Estimamos que em até dois meses esteja em condições de uso. A obra está na fase de acabamento, com instalação elétrica e pintura. Este é um espaço que irá colaborar com a José Borges, pois as crianças da Cachoerinha, Lago Azul, Arrozal, Santa Terezinha... irão estudar na nova escola.

Correio dos Lagos - Qual a data para início das aulas da rede municipal?
Miguel
- No dia 19 de fevereiro de 2018. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também retorna suas atividades no mesmo dia. A mudança da data de 14 de fevereiro para 19 foi devido às dificuldades financeiras enfrentadas e ônibus sucateados. Mas garantimos a reposição desses dias letivos. Os professores já iniciaram as atividades no dia 5 de fevereiro e posteriormente será diretamente com os alunos.

Correio dos Lagos - Como professor, qual sua análise sobre a educação?
Miguel
- O objetivo da educação é que a criança sai alfabetizada, sabendo ler, escrever e interpretar, bem como as operações básicas da matemática. Acredito na educação, que ela é base para tudo, para realização dos sonhos e, inclusive, para a felicidade.

Correio dos Lagos - Como é para o senhor assumir esse cargo frente a esta secretaria?
Miguel
- É um desafio, que tenho condições de responder, pois a educação faz parte da minha vida desde criança, sempre quis ser professor. Fiz o segundo grau e Filosofia no seminário. Sou pós-graduado em História. 
 "Educai a criança e não será preciso punir os homens." (Pitágoras)
"A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)     

Sonho idealizado e conquistado por moradores de Cerro Negro Anterior

Sonho idealizado e conquistado por moradores de Cerro Negro

Colegiado de Assistência Social da Amures elege secretária de Anita como presidente Próximo

Colegiado de Assistência Social da Amures elege secretária de Anita como presidente

Deixe seu comentário