Educação de Anita Garibaldi promove I Seminário de Práticas Exitosas
Secretária de Saúde de Anita Garibaldi esclarece situação da equipe médica e anuncia novas contratações
A Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi esclareceu a situação do atendimento médico no município e informou que está adotando medidas para ampliar o quadro de profissionais. Atualmente, a rede municipal conta com o médico Dr. Rafael, servidor efetivo, enquanto a médica Dra. Carolina está afastada há cerca de 15 dias em licença-maternidade.
Segundo a Secretária Angela Mara Canani Xavier, desde o início do ano, com a saída do Dr. Luiz e, posteriormente, o desligamento solicitado pelo Dr. Gerônimo, o município vem buscando alternativas para recompor a equipe. Uma das medidas adotadas foi a solicitação de novos profissionais por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal.
A Secretária explica, porém, que o processo depende de uma série de procedimentos burocráticos e que, em muitos casos, os profissionais não escolhem o município por ser uma cidade de pequeno porte.
Além disso, o município conta com profissionais vinculados ao consórcio para auxiliar nos atendimentos e está preparando um processo licitatório para a contratação de novos médicos. Conforme informado pela Secretária, há atualmente demanda para mais três profissionais. A expectativa é de que, nos próximos 15 dias, pelo menos dois novos médicos possam ser contratados e que a equipe esteja completa até o final do ano.
Atendimento segue com profissionais disponíveis
Angela ressalta que, apesar da redução no número de médicos, a unidade de saúde não ficou sem atendimento médico. “Contamos com os profissionais da enfermagem que fazem a primeira avaliação através da triagem e eles verificam a necessidade de encaminhamento para consulta médica na unidade de saúde ou para atendimento no hospital Frei Rogério, que temos uma parceria. O município mantém um médico de suporte na unidade hospitalar, custeado pela Prefeitura”, destaca a secretária.
A secretária destaca que o município trabalha dentro da Estratégia Saúde da Família, modelo que prioriza a prevenção e o acompanhamento dos pacientes. Dessa forma, aproximadamente 70% dos atendimentos são realizados por meio de agendamento, enquanto 30% correspondem à demanda livre, o que preconiza os protocolos do Ministério da Saúde.
Mesmo com a ampliação do número de médicos, o sistema continuará priorizando os atendimentos agendados.
Atualmente, os agendamentos apresentam maior tempo de espera em razão da redução temporária do quadro médico. Para os casos de urgência e emergência, a orientação é procurar diretamente o Hospital Frei Rogério.
Estrutura das unidades
A Unidade de Saúde localizada no Bairro Borges/Centro atende a Estratégia Saúde da Família, oferecendo atendimento médico e de enfermagem, vacinação e serviços odontológicos voltados principalmente à população do interior.
Já a unidade do Bairro Copercampos concentra atendimentos odontológicos destinados aos moradores da área urbana, além de serviços de psicologia e fisioterapia.
Medicamentos da Farmácia Básica
Em relação à distribuição de medicamentos, a Secretária informa que os produtos que fazem parte da Farmácia Básica estão disponíveis à população. A aquisição é realizada por meio do Consórcio SIM Catarina, mecanismo que, segundo o município, facilitou o processo de compra.
Angela explica que existe uma lista oficial de medicamentos que podem e devem ser disponibilizados pela rede pública, seguindo protocolos específicos. Produtos que não fazem parte dessa relação precisam seguir outros procedimentos para eventual disponibilização.
De acordo com a pasta, não há atualmente falta de medicamentos da Farmácia Básica, embora eventualmente possam ocorrer atrasos pontuais no fornecimento.
Município trabalha para recompor equipe
A Secretária Municipal de Saúde reconhece que o número de médicos atualmente está abaixo da necessidade da rede e afirma que está empenhada na contratação de novos profissionais.
A expectativa é de que as medidas em andamento permitam ampliar o atendimento nas próximas semanas e recompor gradualmente a equipe médica.
“Estamos empenhados e temos a convicção de que logo tudo irá se resolver. Temos uma equipe bem completa, só precisamos de médicos”, reforça a Secretária.
Deixe seu comentário