Projeto Atitude Verde e Consciente2025 é lançado em Anita Garibaldi
Um natal mais feliz para idosos anitenses

Entre os muitos pedidos estavam um frango, alguém para conversar, comida para a família, um sapato ou simplesmente um pedido especial de algum presente especial.
Resumindo as palavras que fazem parte da Campanha "Amigos do Noel", realizada pelo NASF, Equipes da Estratégia e Saúde da Família e Agentes Comunitárias, são solidariedade e amor ao próximo.
Ao todo foram 138 idosos, na sua grande maioria do interior do município, beneficiados com a campanha que iniciou há mais de 45 dias e mobilizou toda a comunidade anitense. O objetivo de arrecadar os presentes e contribuir com um natal mais humano e feliz daqueles que fizeram parte da vida de muitas famílias e contribuíram para o desenvolvimento do município e a alegria no rosto de cada um ao receber o presente, compensou cada esforço dedicado a campanha, como coloca a fisioterapeuta que esteve à frente da campanha, Bianca Neves. "Foi uma campanha que mexeu muito com o sistema emocional, lembrei muito da minha avó. Muitos pediram comida, frango, peidos de alguém para conversar, visita das enfermeiras, são coisas simples que é possível a gente fazer. Escutar que muitos deles nunca ganharam um presente é algo que faz a gente pensar", comentou Bianca destacando também que é uma forma das agentes comunitárias se integrem mais com os idosos e eles passarem a acolherem elas de forma diferente, pois são elas que tem um contato direto diário como enfatiza a agente de saúde Denise Oliveira. "Para mim foi uma satisfação muito grande de participar dessa campanha que tem como objetivo valorizar aquelas pessoas idosos que necessitam de um gesto de carinho e solidariedade. Na maioria dos casos são pessoas com problemas de saúde, outros viúvos, alguns com sérios problemas nas relações familiares e com esse pequeno gesto conseguimos trazer o sorriso de volta no rosto de cada um deles. Devemos ter a consciência de que tratar com carinho os idosos é valorizar a nossa história pois o que somos hoje é graças a eles que ajudaram a construir o mundo em que vivemos", destacou a agente de saúde.
A ação mobilizou também enfermeiros e equipe da unidade de saúde do Copercampos. Bianca frisa que muitos idosos são aposentados, porém a grande maioria deles ajudam no sustento da família. "Em muitos casos são eles que sustentam a família, auxiliam na compra de alimentos, e o que sobra eles tem que comprar remédios. Muitos dos pedidos forma pensando na família e não nos desejos deles próprios".
As agentes que realizaram o trabalho de conversar com os idosos, solicitar o que gostariam de ganhar de presente, posterior a isso foi utilizado as redes sociais para divulgar as fotos dos idosos e pedidos, para encontrar as pessoas da comunidade que quisessem realizar a doação de presentes, após a entrega dos presentes, foi iniciada a entrega e o semblante no rosto de cada idoso ao receber seu presente, era de alegria e satisfação. Cada idoso ao receber seu presente fotografou e essas fotos foram postadas em rede social como uma devolutiva, aos padrinhos que doaram os presentes.
Deixe seu comentário