Previsão para o inverno 2025 indica frio intenso, geadas e nevoeiros
VOCÊ E O CAFÉ
Um café para afastar a depressão. Estudo internacional com participação de cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revela impacto positivo da cafeína no combate da doença, como perda de prazer e problemas de aprendizado e memória.
O cafezinho diário, além de ajudar a despertar, pode ter outros efeitos benéficos para a saúde. Uma pesquisa internacional divulgada recentemente no 9º Congresso Mundial de Neurociência da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro (Ibro, na sigla em inglês) mostra que a cafeína pode auxiliar a combater os sintomas da depressão. O estudo, que teve participação de pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), defende que o consumo de até três xícaras de expresso por dia pode ajudar principalmente na memória e no humor.
O trabalho, que envolveu estudiosos do Brasil, Portugal , Estados Unidos e Alemanha, consistiu em expor camundongos a situação de estresse crônico, que é o principal fator de risco para o desenvolvimento da depressão. O estudo, que iniciou há seis anos, sob coordenação de Rodrigo Cunha da Universidade de Coimbra, constatou que os animais que passaram pelo estresse, assim como os indivíduos com depressão, apresentaram problemas de memória, aprendizado, sinais de ansiedade e prejuízo no humor.
- Tanto os animais que tomaram cafeína antes do estresse com um efeito preventivo, com aqueles que tomaram durante o período apresentaram benefícios, principalmente em relação ao humor e à memória - explica a pesquisadora da UFSC Manuella Pinto Kaster, que iniciou o estudo.
A cafeína atua sobre os receptores A2A, que controlam a comunicação entre os neurônios. Agora os pesquisadores pretendem fazer testes em pacientes para verificar como será a resposta.
- Em seres humanos a cafeína pode ter efeitos diferentes, porque geneticamente as pessoas podem apresentar metabolização distinta da substância - diz Manuella.
A pesquisadora ressalta ainda que os efeitos só são sentidos com o consumo de cafeína e sem exageros, no máximo três xícaras de expresso por dia.
Referência: WENZEL, Karine. Um café para afastar a depressão. Diário Catarinense, Florianópolis, 21 de julho de 2015.
Deixe seu comentário