logo RCN

Baesa realiza soltura de alevinos na Semana da Água

Projeto teve início em 2014 e já soltou mais de 400mil alevinos ao longo de sua história

Durante a Semana da Água, que aconteceu no mês de março, a Baesa realizou a Soltura Social de Alevinos, na comunidade de Santo Antônio do Pelotas, entre os municípios de Capão Alto/SC e Vacaria/RS. A ação, que fez parte da programação do evento, teve como objetivo repovoar o reservatório com espécies nativas. Foram soltos: 15600 alevinos, das espécies Curimbatá, Dourados e Mandi Amarelo. A atividade foi desenvolvida em parceria com a ADREL, Bombeiros, APAE e contou com a participação de 150 pessoas entre estudantes, professores, autoridades e membros da comunidade.

O projeto experimental de repovoamento do reservatório teve início no ano de 2014, sendo parte integrante da condicionante Programa de Monitoramento da Ictiofauna prevista na licença ambiental da UHE Barra Grande. Esta ação foi desenvolvida com o objetivo de subsidiar a exploração dos recursos pesqueiros e a conservação de espécies migradoras (algumas ameaçadas de extinção) no reservatório. São elas: o Suruvi (Steindachneridion scriptum), o Dourado (Salminus brasiliensis), a Piracanjuba (Brycon orbignyanus), o Curimba (Prochilodus lineatus), a Piapara (Leporinus obtusidens) e o Mandi Amarelo (Pimelodus maculatus). Os peixes são provenientes do banco genético “in vivo” das espécies do alto Uruguai, localizado na estação Piscicultura Panamá, na cidade de Paulo Lopes, Santa Catarina.

Já foram soltos 403.300 alevinos, distribuídos nos 10 anos do projeto. O acompanhamento da efetividade das ações de repovoamento é feito por meio do monitoramento da ictiofauna e do acompanhamento de registros de captura das espécies pela pesca. A recaptura de indivíduos adultos das espécies reintroduzidas é a forma utilizada para definir o sucesso da atividade, que tem apresentado bons resultados, com registros de diversos peixes adultos capturados no reservatório, tanto nos monitoramentos realizados pela empresa quanto pela população local.

A soltura de alevinos é uma iniciativa essencial para a preservação da vida aquática em nossa região e uma atividade que mostra o compromisso da Baesa com a preservação do meio ambiente.

Maltrato a animais é crime Anterior

Maltrato a animais é crime

Doença de Parkinson,  aceitar é o primeiro passo  para ter melhor qualidade de vida Próximo

Doença de Parkinson, aceitar é o primeiro passo para ter melhor qualidade de vida

Deixe seu comentário