Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
A iniciativa que deu certo no campo
Anita Garibaldi
Na comunidade da Capela São Paulo, interior de Anita Garibaldi, três mulheres agricultoras, decidiram aliar o útil ao agradável para buscar uma melhor condição de vida no meio rural.
Olímpia de Fátima Secco, Daliane Silveira de Almeida Secco e Terezinha das Graças Ramos, três vezes por semana, trocam os afazeres domésticos pela produção de produtos caseiros.
Bolachas, Paes, cucas, bolos e outras delícias, são produzidas e comercializadas por elas na cidade. \"Percebemos que deveríamos fazer alguma coisa para buscar a nossa independência financeira e experiência em produção doméstica nós temos de sobra\", disse a dona de casa Olímpia de Fátima Secco, 55 anos, admitindo que a idéia nasceu em conjunto e todas estão felizes com os resultados obtidos.
A iniciativa surgiu numa época certa. A maior parte da produção é entregue para entidades cadastradas no programa de aquisição de alimentos do Governo Federal com a participação do Estado e Município. A cadeia pública municipal e o hospital Frei Rogério, além das escolas Padre Antônio Vieira e José Borges da Silva, são algumas instituições beneficiadas com os produtos das agricultoras.
A outra parte é comercializada diretamente com os consumidores da cidade.
O Trabalho empreendedor tem rendido muita comemoração. Elas contam que em média o lucro se aproxima de R$ 200 mensalmente para cada uma.
\"Isso é uma grande alegria para nós, pois antes não tínhamos esse dinheiro\", ressaltou a mãe de família, Daliana Silveira de Almeida Secco, 29 anos, revelando que utiliza o dinheiro para comprar roupas e outras necessidades para a subsistência do lar.
\"É uma renda extra que permite melhorar a estabilidade financeira\", emendou a dona de casa Terezinha das Graças Ramos, 51 anos.
A grande sacada ainda ajuda na melhoria da auto-estima das agricultoras. \"Aqui nós contamos causos, tomamos chimarrão, trocamos idéias e nos divertimos muito. É um trabalho desestressante e bastante motivador\", contou Terezinha, dizendo que a amizade ajuda a manter um bom relacionamento entre elas. \"Tudo é planejado harmoniosamente. As tarefas são realizadas, sempre uma ajudando a outra. Assim tudo fica mais fácil e garantido\", finalizou Terezinha, lembrando que o trio tem recebido muitos elogios pelo trabalho e pela qualidade dos produtos.
Deixe seu comentário