Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Agricultores participam de um dia de campo
Cerro Negro
"
Um dia voltado as pastagens", Este foi o programa apresentado pela Epagri, Prefeitura Municipal e outros parceiros, aos agricultores de Cerro Negro. O dia de campo sobre pastagens perenes de verão, realizado na sexta-feira (30/11), na comunidade do Sagrado, reuniu aproximadamente 90 produtores rurais.Na oportunidade os participantes tiveram conhecimento sobre assuntos relacionados a forma prática de produção e manejo das pastagens, com ênfase para a rentabilidade da pecuária de corte e leite que vem fazendo com que muitas famílias voltem-se para a atividade. "As pastagens de qualidade bem manejadas são o primeiro passo para alcançar sucesso na atividade", disse o técnico agrícola Luiz Carlos da Silva, um dos responsáveis pelo evento.
Na parte da manhã, os agricultores visitaram três estações que abordaram manejo de implantação de pastagem perene de inverno com trevo branco, trevo vermelho, cornichão, azevém e pastagem perene de verão com capim elefante anão, hemartria Flórida e missioneira gigante.
Por outro lado, a tarde houve um debate sobre manejo e utilização de pastagens em seus diferentes aspectos, esclarecendo as principais dúvidas dos agricultores, com os Extensionistas Rurais Humberto Silveira de Souza e Cassiano Eduardo Pinto da Epagri.
"O município de Cerro Negro tem buscado diversificar as atividades agropecuárias, e o leite vem ganhando força nas pequenas propriedades. Mas a base desta atividade está fundamentada na produção a pasto, com baixo custo", relata Luiz Carlos.
Segundo ele, o dia de campo foi um sucesso com o esforço do Convênio Epagri/Baesa, da equipe municipal da Epagri com apoio dos técnicos vinculados ao PRAPEM/Microbacias 2, e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura.
Para o agricultor José Delonir Martins, o evento foi bastante produtivo.
"É muito bom aprender novas formas de produzir, e cuidar dos pastos. A gente vê como é importante estar trocando idéias e aprendendo coisas diferentes do que fazemos na propriedade", comenta o morador da comunidade do Sagrado, prometendo que estará presente em outros eventos do gênero.
Deixe seu comentário