Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Alunos com dificuldade de aprendizagem receberam atendimento diferenciado
Pinhal da Serra
Durante o segundo semestre de 2009 foram desenvolvidos trabalhos diferenciados com a turma de alunos da Escola Municipal Tadeu Silveira que apresentavam alguma dificuldade de aprendizagem, buscando avanços pedagógicos e comportamentais.
O trabalho foi desenvolvido visando uma preparação para a vida, adquirir recursos básicos de comunicação, interpretação, cálculos, compromissos em termos relacionais, existenciais, profissionais, sempre respeitando o potencial de cada aluno.
A equipe multidisciplinar composta pelas psicóloga Andreza Zamarchi, a Professora Vera Correa Brem, a psicopedagoga Rejane Adamis e da estagiária de psicologia Priscila de Assunção, as quais realizaram vários encontros no Centro de Atendimento Integrado em Vacaria – CAI, além de incentivar a leitura através de visitas a museus, praças, catedrais, comércios, biblioteca pública, foram realizados acompanhamentos dentro e fora da sala de aula, criação de peças teatrais, entrevistas individuais, exercício de leitura, dinâmicas de grupo e orientação a alguns pais.
Para a psicóloga Andreza, foi de suma importância a dedicação da equipe e a disponibilidade da Secretaria de Saúde em proporcionar os recursos, apoio pedagógico e estrutural para que o trabalho pudesse ser desenvolvido. “Tivemos uma melhora muito grande dos alunos em termos de leitura, interpretação de textos, noções matemáticas e capacidade de montar jogos matemáticos, quebra-cabeça e jogos estratégicos” afirma Andreza. A psicopedagoga, Rejane Adamis afirma que foi conseguido com que as crianças melhorassem a autoestima, aumentassem a preocupação com o anseio pessoal, mais segurança na participação de atividades, melhora na postura corporal e fisionomia mais alegre.
Já a professora da turma e acompanhante, Vera Correa Brem, ressaltou que os pais sentiram uma melhora no interesse dos filhos em ir para a escola, pois os mesmos fazem as tarefas com mais motivação. Segundo a professora os alunos estão sendo mais assíduos na escola. “A maioria dos alunos foram aprovados por atingir os objetivos necessários para a série seguinte e alguns alunos Portadores de Necessidades Especiais – PNE foram aprovados por avanço”, comenta professora Vera.
Nos meses de janeiro e fevereiro aqueles alunos que necessitavam de apoio pedagógico e psicológico permaneceram participando do projeto com encontros semanais no CAI.
Prefeitura de Pinhal da Serra
Assessoria de Comunicação
Cristiane Vargas
CONRERP/RS n° 2938
Deixe seu comentário