logo RCN

Anita Garibaldi não tem caso suspeito de gripe A

Anita Garibaldi

A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Anita Garibaldi, Caroliny Edithe G. Batista, explica que em Anita Garibaldi não tem caso suspeito da gripe A, conhecida como gripe suína. A enfermeira diz que "por exemplo no caso do paciente apresentar febre, o médico indica um antitérmico e no caso de dor um analgésico". Ela comenta que o tratamento não depende do exame que detecta infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), pois os remédios específicos para a "gripe suína" têm apenas a função de diminuir a transmissibilidade da doença, o que também ocorre quando o paciente segue a orientação de permanecer em casa, utilizando máscara.

"O medicamento precisa ser utilizado com critério e é indicado apenas para pacientes que têm quadro clínico suspeito e se enquadram nos fatores de risco". Finaliza Caroliny.

 

Transmissão

A "gripe suína" é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus Influenza A (H1N1), um subtipo do vírus influenza A, que assim como a gripe comum é transmitida de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de secreções respiratórias de infectados.

 

Prevenção

Para evitar a contaminação pelo vírus da gripe Influenza A (H1N1) ou qualquer outro tipo de vírus da gripe lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; limpar superfícies (mesas, brinquedos e outros) sempre que possível utilizando água e sabão ou álcool a 70%; manter os ambientes ventilados; evitar locais com aglomeração de pessoas. Essa e a melhor maneira de evita a gripe e se prevenir.

.

Evite os boatos e o pânico

Para evitar o pânico, siga as orientações quanto à prevenção da doença e busque informações oficiais evitando falsos boatos. Procure a Secretaria de saúde do município no setor de Vigilância Epidemiológica e tire suas dúvidas. Não use máscara indiscriminadamente nas ruas como forma de prevenção, mascará só deve ser usado por recomendação médica ou por quem esteja muito gripado.

 

Locais fechados

É a Secretaria de Estado da Saúde que determina os estabelecimentos que devam ser fechados. "Não veio nenhum comunicado oficial solicitando o fechamento de estabelecimentos comerciais ou orientando a não realização de eventos", informa a enfermeira chefe do setor de Vigilância Epidemiológica. Ela conta que qualquer ordem de paralisação tem que ter a anuência direta do gabinete do secretário de saúde.

A enfermeira comenta que todos os casos agudos de gripe estão sendo mantidos monitorados e que não há razão para pânico da população.

Anterior

Amures abre caminho para formar rede de informação

Próximo

Prefeito paga dívida da administração anterior

Deixe seu comentário