logo RCN

Anitense participa da 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca em Brasília

Brasília

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro aconteceu no Centro de convenções Ulysses Guimarães em Brasília a 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, com a presença de mais de dois mil representantes de todos os estados do Brasil, sendo que da região serrana estiveram presente no evento três participante e um destes foi o Técnico Agrícola de Anita Garibaldi, Luiz Fernando Boll.

Na abertura do evento o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, assinou uma série de atos, acordos de cooperação técnica e instruções normativas que deverão beneficiar o setor, entre essas ações, destaca-se a instrução que regulamenta a concessão de créditos do Pronaf Mais Alimentos que concederá empréstimos aos pescadores e aquicultores com juros anuais de 2%.

A Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, destacou a importância do setor para a produção de alimentos e afirmou que em muitos países a pesca e aquicultura se constituem num setor de maior relevância para a economia. Segundo Dilma, o Governo Lula tem como prioridade a produção pesqueira do pais. "Vamos precisar dos senhores diante das perspectivas que temos para nossa economia", disse a ministra.

O Técnico Agrícola do município de Anita Garibaldi Luiz Fernando Boll destaca a importância da sua participação na conferência, " A cidade em que trabalho é a cidade dos lagos onde há uma grande possibilidade de trabalhar com tanques redes e é uma atividade que poderá ser mais uma fonte de renda para os ribeirinhos dos Rios Canoas e Pelotas. O Governo Federal vem realizando um trabalho de incentivo para a produção e consumo do pescado, foi muito válido a minha participação nesta conferência pela troca de informações com pessoas de todos os estados do Brasil e analisando a realidade dos estados posso dizer que Santa Catarina é sem sombra de dúvidas o melhor lugar para se viver, pela qualidade de vida que temos em todos os sentidos e posso dizer que a região dos lagos tem um grande potencial para a aquicultura e que deverá ser explorado", ressalta Fernado.

O Secretario de Agricultura de Anita Garibaldi, Roberto Viecelli ressalta a importância da participação do Fernando na conferência, " O município de Anita Garibaldi esta sendo incluído em um contexto nacional participando desta importante discussão para a formação da base do Ministério da Pesca, a participação do Luiz Fernando que é nosso técnico agrícola foi de extrema importância tendo em vista o potencial de produção e comercialização do pescado pelos lagos que nosso município tem e mais, abrindo oportunidades para a elaboração de projetos para a implantação de açudes, para a criação de peixes em cativeiros, proporcionando novas fontes de renda nas propriedades rurais. A viagem não foi só para participação das discussões sobre o ministério mas também de busca de novos conhecimentos sobre a pesca", disse Viecelli.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Anita Garibaldi, incentivou e proporcionou aparticipação do Técnico Agrícola na conferência que irá contribuir para a economia da atividade pesqueira da região.

 

Anterior

Camerata de Violões se apresenta na Comunidade Rural 15 de Fevereiro

Próximo

Festa da Cana-de-Açúcar 2010 começa a ser preparada

Deixe seu comentário