logo RCN

Aproximadamente 100 participantes na cavalgada dos lagos

Anita Garibaldi

Em torno de 100 pessoas participaram da quinta edição da tradicional cavalgada dos lagos, em Anita Garibaldi. O evento campeiro, promovido pelo grupo cultural \"Cavaleiros dos Lagos\", com apoio do IBENS e Prefeitura Municipal, foi realizado no sábado, 06, fazendo parte das comemorações alusivas aos 47 anos de emancipação político-administrativa da cidade dos Lagos.

O percurso de aproximadamente trinta quilômetros, passou por algumas comunidades do interior, sempre beirando o rio canoas e as belezas naturais existentes de forma abundante na serra catarinense. \"Mais uma vez o evento foi coroado com grande êxito, estamos felizes por isso\", ressaltou, Nilson Varela, o \"Sapatão\", um dos coordenadores da cavalgada.

\"A cada ano, mudamos a trilha para oportunizar o conhecimento de outros lugares onde a natureza ainda é notável aos olhos do ser humano\", emendou Gilmar Zolet Vieira, membro da comissão organizadora, lembrando que o objetivo é promover a integração, estendendo o laço de amizade com as pessoas da região que curtem andar no lombo de um cavalo e tem amor pelas coisas simples da vida.

A programação iniciou logo pela manhã, no parque de eventos Silvério Pucci Ceregatti. No local, os participantes foram agraciados com um saboroso café colonial. Na seqüência, aconteceu a largada da cavalgada, rumo ao jabuticabal do Neri Schonardie, situado na comunidade de Rincão dos Salmórias. A chegada no lugar ocorreu por volta das 13 horas. Tempo para o descanso dos animais, enquanto que os seus donos, à sombra das árvores saboreavam um suculento churrasco, regado de saladas e outras culinárias extremamente campeiras.

O aposentado Amantino Alves de Mattos, 71 anos, não se intimidou com o forte calor e apesar da idade avançada, acompanhou a cavalgada em toda a sua extensão. \"Me sinto muito bem, foi uma aventura e tanto\", conta seu Amantino, dizendo que costumava andar muito a cavalo em tempos passados. \"Antigamente o único transporte era o cavalo. Tenho muitas histórias para contar, principalmente da minha juventude, quando freqüentava as festas, bailes e outros eventos da época no lombo de um cavalo. Era muito divertido, pois o contato direto com a natureza nos faz um bem impressionante\", reconhece, seu Amantino, avaliando que o cansaço foi superado pelas belas paisagens encontradas pelo caminho.

Após o almoço, sorteio de brindes, e as considerações dos membros da organização e autoridades presentes, os cavaleiros iniciaram o retorno até a sede do município.

Anterior

Meio Ambiente

Próximo

Festa das tendas celebra a partilha e a amizade

Deixe seu comentário