Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Atividades ecológicas para comemorar a semana do meio ambiente
Anita Garibaldi
O Instituto Brasileiro de Educação em Negócios Sustentáveis - IBENS, no período de 02 a 09 de junho/2008 desenvolveu no Centro de Educação Ambiental - CEA (Casa de Barro) em Anita Garibaldi, a Semana Nacional do Meio Ambiente. Foram várias atividades realizadas ao longo da semana, visando contribuir para melhorar a consciência ecológica de agricultores, alunos e professores. Ao todo participaram das atividades 490 pessoas.
Nos dias 05 (Dia Mundial do Meio Ambiente), e 09 de junho, foram realizadas quatro palestras, sendo três no CEA e uma no auditório da Escola Padre Antônio Vieira, com o tema Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. Ao todo 282 alunos e professores participaram do encontro, seguido de um mutirão para o plantio de 90 mudas de árvores nativas, doadas pelo Centro Vianei de Educação Popular (Lages), no entorno do Centro de Educação Ambiental. "O plantio das árvores foi uma forma concreta de marcarmos, aqui no CEA, o Dia Mundial do Meio Ambiente", afirmou Jacir Rodrigues do Prado técnico do IBENS.
O dia 06 de junho foi o destaque da semana, quando participaram das atividades, em dois turnos, 180 alunos, de três turmas das creches Municipais dos Bairros Borges e Coopercampos, e uma turma da tarde da 3ª Série do Ensino Fundamental da Escola Padre Antônio Vieira. "Foi um dia de muita interação com os pequeninos, desenvolvemos atividades lúdicas, apoiados em uma técnica do contador de histórias, apresentando uma pequena peça teatral, músicas e danças envolvendo as crianças e lembrando temas voltados para o despertar da consciência ecológica das criança. Foi muito divertido e gratificante, filmamos as atividades e ao final apresentamos para cada turma de crianças, e elas se viram como os artistas do dia", disse Gilmar Zolet Vieira Coordenador do IBENS na região.
Segundo ele, as atividades da semana foram uma oportunidade para as pessoas entenderem melhor o problema ambiental e da ameaça que isto representa para a vida no planeta, conscientizando-se sobre o que cada um pode fazer para ajudar no combate ao aquecimento global e para a construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento. "Envolvemos as pessoas de maneira concreta, plantando árvores nativas, num gesto simbólico de carinho e respeito com a natureza, e incentivando-as a adotarem mudanças positivas de comportamento no seu dia-a-dia que contribuam para a mudança global que todos precisamos", ressaltou o coordenador.
Para ele, o Centro de Educação Ambiental é fruto de uma parceria entre o Instituto Alcoa, o IBENS a Baesa e a Prefeitura de Anita Garibaldi. "O centro foi construído utilizando-se materiais alternativos, reciclados e sustentáveis, servindo de referência para a região e tem por finalidade promover cursos e atividades de educação ambiental e fomento da agroecologia na região, servindo também como espaço de encontros relacionados aos temas ambientais para a comunidade", ponderou Gilmar.
O IBENS tem seu escritório de trabalho funcionando junto ao CEA e desenvolve um Projeto, nos municípios do entorno da Barragem de Barra Grande, para o desenvolvimento da agroecolo
Deixe seu comentário