logo RCN

Beijo Perigoso

LABORATÓRIO AMBROSIO - DE OLHO NA SAÚDE

É preciso ficar atento para que este gesto universal não se transforme em problemas para a saúde.

Um beijo na boca pode revelar mais do que carinho, desejo e paixão. Às vezes, um beijo pode trazer doenças indesejáveis como hepatite, sífilis, cárie, gengivite, herpes e a mononucleose, que é causada pelo vírus Epstein-Barr.

Conhecida como a \"doença do beijo\", a mononucleose é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, e é transmitido através da saliva. Se não forem feitos exames de sangue, a doença poderá ser tratada como uma simples gripe.

A hepatite também pode ser transmitida pelo beijo. A hepatite Tipo A provoca febre, diarréia e deixa a pele amarelada. Já a Tipo B afeta o fígado e num estágio mais avançado pode até causar cirrose. Estudos recentes afirmam que a transmissão da hepatite C também pode ocorrer através do beijo ou pelo uso compartilhado de escovas de dente.

Segundo a dentista Karen Bombardelli, muitas doenças dentárias como a gengivite, que também podem ser transmitida pela saliva, poderiam ser evitadas se houvesse uma boa higienização da boca.

\"A base da odontologia é a higiene. A boca é o lugar que tem mais bactérias do que qualquer outra parte do corpo\", salienta.

A dentista diz que a gengivite é uma inflamação na gengiva, pode levar a periodontite, conhecida antigamente como piorréia. \"Com o passar dos anos, a pessoa que não tem uma boa higiene na boca vai acumulando tártaro nos dentes e que chega na raiz do dente causando uma inflamação\".

Anterior

Alunos da E.E.B. José Cesário Brasil despertam para o

Próximo

PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

Deixe seu comentário