logo RCN

Cavalgada das mulheres está sendo preparada em Campo Belo

Campo Belo do Sul

Estima-se que 150 participantes, devem acompanhar a primeira cavalgada da mulher campo-belense.

O evento acontece nos dias 13 e 14 de setembro, no Município de Campo Belo do Sul.

Organizado pela professora aposentada, Lausina Furtado, com apoio das colegas Ludmilla Córdova de Jesus e Marineide Mattos, a cavalgada tem como finalidade principal, integrar as mulheres dos mais diversos Municípios da região, promover novas amizades e honrar a cultura e as tradições gaúchas. \"Queremos reviver os costumes e as tradições dos nossos antepassados\", disse dona Lausina, que se mostra uma pessoa extremamente apaixonada pelas causas tradicionalistas.

Segundo ela, as inscrições já estão encerradas, em função do término do número de vagas oferecidas. \"Infelizmente somente poderão participar as colegas que se inscreveram antecipadamente\", comentou, dizendo que \"os familiares poderão acompanhar de longe, sem perturbar as participantes, pois a cavalgada é somente para a classe feminina\".

Com relação ao percurso, dona Lausina explica que serão de 30 quilômetros, passando por lugares de extrema beleza natural. A recepção está marcada para as 6 horas da manhã, no sábado, dia 13 de setembro, na praça principal da cidade. \"No local nós teremos uma mateada e após uma celebração religiosa. Na seqüência, o grupo desfila pelas principais ruas da cidade e segue campo afora\", ponderou.

O almoço de acordo com a organizadora, está programado para acontecer na fazenda da Roseira e o pernoite na fazenda Lago Dourado. \"Durante a noite, além do jantar, onde o cardápio é um saboroso carreteiro, faremos um baile a moda antiga, somente com três instrumentos: Gaita, pandeiro e violão, como no passado\", salientou.

O retorno à cidade acontece no dia seguinte, logo pela manhã. \"Será um momento inesquecível na vida de todas nós\".

A primeira cavalgada da mulher campobelense, homenageia a heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi, por sua força, coragem e perspicácia, qualidades que para dona Lausina \"Foram decisivas para vencer a batalha contra o preconceito feminino\".

Anterior

Informativo do Corpo de Bombeiros Militar de Anita Garibaldi

Próximo

PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

Deixe seu comentário